Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

12 minutos de ioga por dia protege organismo contra estresse

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, divulgaram um estudo que reuniu evidências de que um tipo específico de ioga que envolve uma breve e simples meditação diária é capaz de reduzir os níveis de estresse de pessoas que cuidam de familiares com Alzheimer ou demência. Em um segundo estudo, publicado agora, eles descobriram porque.

Publicado no periódico Psychoneuroendocrinology, o estudo mostra que a prática da meditação Kirtan Kriya (da linha Kundalini Yoga) causa mudanças nas respostas de 68 genes, o que resulta na redução da inflamação. A inflamação, se constantemente ativada, pode contribuir para uma infinidade de problemas crônicos de saúde. A pesquisa foi realizada com 45 cuidadores de familiares com demência ou Alzheimer.

“Sabemos que o estresse crônico coloca os cuidadores em um risco maior para desenvolver depressão. Em média, a incidência e prevalência de depressão clínica entre essas pessoas é de 50%. Os cuidadores também têm duas vezes mais probabilidade de relatar altos níveis de angústia emocional. Além disso, muitos cuidadores tendem a ser mais velhos, o que pode levar o que é conhecido como ‘resistência diminuída’ ao estresse e aumento da taxa de doença cardiovascular e mortalidade” , diz Helen Lavretsky, autora do estudo.

Imunidade celular

No estudo, os participantes foram divididos em dois grupos. Ao grupo de meditação foi ensinada a prática de 12 minutos que incluiu Yoga Kirtan Kriya , que foi realizada diariamente no mesmo horário, durante oito semanas.

O outro grupo foi convidado a relaxar em um lugar tranquilo, com os olhos fechados enquanto escutava um CD de relaxamento, também por 12 minutos diários, durante oito semanas.

Amostras de sangue foram tomadas no início do estudo e novamente ao final das oito semanas.

“O objetivo do estudo foi determinar se a meditação pode alterar a atividade de proteínas inflamatórias e antivirais que moldam a expressão do gene de imunidade celular”, explica Lavretsky.

Os resultados da análise mostraram uma redução da atividade das proteínas ligadas diretamente ao aumento da inflamação. Para a autora, esta é uma notícia encorajadora. “Os cuidadores muitas vezes não têm tempo, energia ou amigos que possam lhes trazer um pouco de alívio do estresse de cuidar de um ente querido com demência, assim eles podem praticar uma forma breve de meditação, que é fácil de aprender e muito útil”, conclui.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário