Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ceará amplia frota de fumacês para enfrentar período crítico da dengue

O controle químico do mosquito é feito com inseticidas fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde

O Ceará já começou a se preparar para os períodos mais críticos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. A Secretaria da Saúde do Estado está ampliando a frota de carros fumacê para o controle químico do Aedes aegypti. Para isso, foi autorizado a compra pelo governo do estado de 10 camionetas pick-up que aumentarão para 29 veículos a frota de carros fumacê da secretaria. Da frota atual, 11 veículos estão nas Coordenadorias Regionais de Saúde de Sobral, Tianguá, Tauá, Camocim, Iguatu, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte e oito Central de UBV.

O controle químico do mosquito é feito com inseticidas fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado somente em situações de emergência e de forma racional e segura. O inseticida atinge o mosquito adulto, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d'água, potes, baldes, pneus, lajes. Com a ventilação a uma velocidade de 6 Km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.

O aumento da frota de veículos custará R$ 1.093.000,00 do orçamento do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) do estado.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário