Pais e professores interessados em receber mais informações e orientações
sobre transtornos de aprendizagem (distúrbios neurossensoriais, transtorno de
aprendizagem, dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – TDAH
e déficit cognitivo) podem se inscrever gratuitamente e participarem do encontro
promovido pelo projeto Aprendiz, que realiza reuniões mensais abertas a qualquer
pessoa interessada.
O próximo encontro será no dia 6 de outubro, sábado, às 8h30 às 11h, em São
Caetano do Sul (mais informações pelo email aprendizscs at gmail.com ou pelo
telefone (0xx11 4221-7004).
O projeto, parte de uma proposta inédita que une especialistas em saúde e
educação, é uma parceria do Centro Municipal de Triagem Neonatal e Estimulação
Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami Coordenador do CTNEN, Cristiano Gomes, em
encontro com pais e professores, de São Caetano do Sul, e o Instituto ABCD (iABCD).
O objetivo é informar, dar suporte e encaminhamento a estudantes com
transtornos de aprendizagem – uma área onde sobram dúvidas e preconceitos, e
faltam informações sérias e confiáveis. Além das palestras, o Aprendiz trabalha
com adaptação curricular, apoio psicológico e orientações quanto aos direitos e
deveres das famílias e instituições de ensino diante das políticas públicas e
legislação atuais.
Também faz parte das ações capacitação de professores e profissionais da
educação para acompanhamento pedagógico dos jovens. Em outra iniciativa bacana,
alunos de Engenharia do ITA
(Instituto Tecnológico de Aeronáutica) desenvolvem aplicativos para tablets,
para serem usados por esses alunos e professores.
O interessante da proposta é que ela utiliza os conhecimentos de pediatra,
endocrinopediatra, gastropediatra, hematopediatra, pneumopediatra,
neuropsicólogo, psicomotricista, nefropediatra, reumatopediatra, neuropediatra,
psicopedadogo, psicóloga, assistente social, enfermeira, fisioterapeuta,
fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e nutricionista. Em resumo, consegue ser
realmente multidisciplinar, outra característica importante para qualquer
projeto que trabalhe com transtornos de aprendizagem.
Isso porque crianças em idade escolar podem apresentar dificuldades
provocadas por vários problemas – muitos deles não ligados com a saúde- como
falhas nos métodos de ensino, capacitação do professor, dificuldade em uma
matéria específica, problemas familiares, falta de motivação, baixa auto estima,
entre outros.
Ou seja, a presença de uma dificuldade de aprendizagem não implica em um
transtorno. Outro grupo de estudantes realmente podem ter transtornos
cognitivos. Por isso a importância da informação, do diagnóstico e do
acompanhamento corretos.
Segue abaixo, um rpequeno resumosobre alguns tipos de transtornos comuns entre
estudantes.
- Transtorno da Leitura:
dificuldade específica de compreender as palavras escritas, ou seja, de ler as
palavras e compreendê-las, também é conhecido como Dislexia.
- Transtorno da Matemática:
conhecido também como Discalculia, a aquisição de conceitos matemáticos, bem
como de outras atividades que exigem raciocínio estão afetadas.
- Transtorno da Escrita:
refere-se às alterações na caligrafia (Disgrafia) e na ortografia das palavras
(Disortografia). É possível verificar dificuldades para elaborar textos
escritos, erros de gramática, má organização da escrita e muitos erros
ortográficos.
É importante considerar que uma criança ou
adolescente
Fonte Estadão
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