Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O perfil do CIO de Saúde e o desafio em recrutá-lo

Por Rodrigo Araújo
 
Para os profissionais do segmento de tecnologia, os desafios são grandes, mas os atrativos também
 
A combinação da melhoria das condições de vida dos pacientes com a necessidade das empresas de tornar o negócio mais eficiente e rentável transformou o mercado de saúde no Brasil e no mundo. Hoje, empresas do segmento estão buscando cada vez mais soluções tecnológicas que os auxiliem na sua gestão e os permitam oferecer soluções/alternativas inteligentes para os seus clientes. Neste cenário, a figura dos profissionais de tecnologia passou a ser mais valorizada pelas empresas, deixou de ser alguém puramente técnico e passou a ocupar cadeiras muito mais importantes nas diretorias executivas das empresas. Na verdade, as exigências quanto ao perfil técnico destes profissionais são as mesmas, ou até maiores, mas as suas habilidades gerenciais estão sendo cada vez mais testadas e exigidas pelas lideranças atuais.
 
Neste contexto, os antigos gerentes/diretores de TI passaram a ocupar a cadeira de Chief of Information Officer (CIO), e como principal executivo de TI da empresa, eles têm que atender às demandas crescentes e descobrir novas maneiras de inovar em um cenário com recursos bastante escassos. Tudo isso, sempre alinhado às estratégias da empresa e garantindo que os altos investimentos no segmento sejam justificados pelo retorno/benefício. O CIO precisa mudar a imagem da área de TI, muitas vezes vista como geradora de custos, para geradora de valor, mostrando para todos os executivos que a tecnologia pode causar um impacto extremamente positivo para os resultados do negócio.
 
O grande desafio do mercado brasileiro é atrair e recrutar este profissional. Isto acontece por diversos motivos dentre os quais estão à dificuldade de preparar tecnicamente o número de profissionais necessários para atender às demandas atuais e futuras e à dificuldade de tornar os técnicos qualificados em excelentes líderes.
 
É evidente e preocupante a atual batalha do mercado para recrutar talentos técnicos qualificados para assumir cargos de bastante responsabilidade para o negócio. O Brasil amarga a segunda posição no ranking mundial com maior dificuldade para encontrar profissionais, atrás apenas do Japão. Aqui, 64% das empresas sofrem com a escassez de talentos (os técnicos em TI estão entre as top 10 das funções listadas). Infelizmente, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), este cenário não mudará nos próximos anos, onde o Brasil vai demandar o dobro de profissionais de TI do que as escolas vão conseguir formar.
 
Além da escassez de profissionais, o mercado também enfrenta enormes dificuldades em encontrar perfis técnicos com potencial de exercer um papel de liderança para o negócio. O novo líder de TI tem necessariamente que interagir com todas as áreas da empresa, conduzindo a transformação em larga escala e garantindo que as informações geradas pelos sistemas possam de fato auxiliar os líderes na tomada de decisão. Isto faz com que ele tenha de desenvolver habilidade interpessoal para que possa diariamente liderar por influência os seus subordinados, pares e superiores.
 
Neste crítico cenário, que preocupa a maior parte das empresas do segmento, é curioso observar o fenômeno de “exportação” de talentos atual e previsto para o futuro. Apesar da real escassez de talentos no País, existe um crescente aquecimento da exportação de profissionais com este perfil para países desenvolvidos e em desenvolvimento. Isto é reflexo do atual momento da economia brasileira, que está nos holofotes de todo o mundo.
 
Para os profissionais do segmento de tecnologia, os desafios são grandes, mas os atrativos também. Por isso acredita-se que o pipeline de talentos que vão liderar o avanço da humanidade em diversos aspectos dará um salto significativo. Assim, o sistema de saúde do Brasil será diretamente beneficiado.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário