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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Retenção de talentos: Univeler engaja 70% dos colaboradores a cuidarem da saúde

A fabricante de alimentos, entre outros produtos, trabalha a conscientização de funcionários para manutenção da saúde. Política de nutrição é uma das trilhas percorridas
 
É certo que a qualidade de vida somada a horários flexíveis podem atrair e reter funcionários, pelo menos é o que o mercado tem apresentado nos últimos anos. Mas como trabalhar a questão saúde corporativa em uma empresa do ramo alimentício, que faz a distribuição de produtos da própria marca para os seus colaboradores?
 
Na Unilever Brasil, isso não é considerado problema. Sem uma política de distribuição, a companhia confessa que, eventualmente, há oferta de alimentos aos colaboradores, mas não há uma regra única. Tudo depende de cada marca definir pela distribuição de amostras.
 
“Temos programas em várias frentes, como o de controle de saúde do colaborador, cumprindo a realização de todos os exames e acompanhamentos para que ele se mantenha saudável. Assim como incentivamos melhorias no ambiente de trabalho, no que diz respeito às questões de ergonomia e higiene ocupacional”, explica a diretora de medicina ocupacional de RH da Unilever, Elaine Molina.
Conhecida mundialmente por fabricar diversos produtos alimentícios, a companhia diz se posicionar diante do quadro de funcionários de forma clara: tudo está descrito na política de nutrição. Nela, a executiva garante uma abordagem ponderada em relação às questões de saúde e lista algumas dicas de como criar uma “cartilha” correta:
 
• Estimule as pessoas a adotarem uma dieta balanceada com a quantidade correta de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais;

•Nunca promova o consumo em excesso;

• Ajude as pessoas a entender os benefícios nutricionais dos produtos próprios;

• Crie produtos que reflitam o fato de que as pessoas somente consomem alimentos que apreciam o gosto.
 
Com o foco em prevenir doenças, a companhia também criou alguns programas de conscientização e treinamento permanentes, que buscam a manutenção da saúde por meio da educação e de campanhas preventivas que abordam variados aspectos de saúde, segundo a executiva.
 
Todos os funcionários da empresa contam com atenção médica em todos os sites 24 horas por dia, com a presença de profissionais capacitados para dar auxílio aos funcionários em qualquer situação.
 
“Mantemos, em parceria com nosso programa de qualidade de vida, o Feel Good, que engloba ações voltadas para os maiores riscos da nossa população oferecendo avaliação física, exames laboratoriais anuais, etc.”
 
Ao analisar estes resultados, o time de Elaine é responsável por definir quais as prioridades serão trabalhadas naquele ano. Quando o assunto é obesidade e sedentarismo, considerados temas permanentes das campanhas Unilever, são pensadas ações para estimular os funcionários a se manterem saudáveis e ativos.
 
O Feel Good mencionado por Elaine, oferece atividades para que o colaborador escolha a que mais se encaixa ao seu perfil e consiga mudar ou melhorar seu estilo de vida. “Nós, da área de saúde, acompanhamos caso a caso oferecendo suporte diferenciado para ajudá-los. Temos parceria com entidades especializadas, o que tem nos garantido bons resultados na redução dos casos de obesidade e sedentarismo”, diz.

Nos últimos três anos, o programa teve uma média de participação de funcionários de mais de 70%, com variação nos benefícios ofertados.
 
Práticas de qualidade
Implementado em 2004 na Unilever Brasil, o Feel Good tem como principal objetivo fazer com que os funcionários sintam-se bem no trabalho. O programa está estruturado em alguns pilares, como o cuidado com saúde, treinos de corrida, nutricionistas, shiatsu, atividades físicas dentro da companhia; práticas flexíveis de trabalho; estímulo a criatividade: ciclos de leitura, aulas de canto e expressão corporal; praticidade no dia a dia, com prestação de serviços por meio de parcerias com estabelecimentos comerciais e lojinha com produtos Unilever com preços diferenciados. Para as mães, é estimulada a proximidade com a família: adesão à licença maternidade de seis meses e berçário no prédio para crianças com até dois anos de idade.
 
“Com o reconhecimento dos benefícios proporcionados pelo programa, estendemos a iniciativa às nossas fábricas e regionais de vendas pelo Brasil com algumas personalizações”, afirma a a gerente de RH e marketing regional da Unilever, Carolina Mazzieiro.
 
Fonte SaudeWeb

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