Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dieta vegetariana alivia os sintomas pré-menstruais

Um novo estudo publicado na  Obstetrics & Gynecology sugere que o consumo de uma dieta vegetariana pobre em gorduras pode reduzir a gravidade e a duração das cólicas menstruais e dos sintomas pré menstruais.
 
Pesquisadores do Physicians Committee for Responsible Medicine e da Escola de Medicina da Universidade Georgetown, ambos em Washington, DC, dizem que uma dieta pobre em gorduras pode diminuir os níveis de estrógeno, os quais por sua vez baixam os níveis de substâncias chamadas prostaglandinas.

O mecanismo pelo qual uma dieta mais pobre em gorduras alivia estes sintomas é o seguinte: as prostaglandinas são derivadas da gordura estocada no útero. O estrógeno ajuda a controlar a produção de prostaglandinas, uma vez que, quanto mais estrógeno é produzido, mais espesso fica o útero e mais prostaglandinas são produzidas. Isto dispara a cólica menstrual. Assim, um dieta pobre em gorduras minimiza este processo.

Além disto, dietas vegetarianas também funcionam por serem mais ricas em fibras. As fibras aumentam a quantidade de uma proteína no sangue que ajuda a excretar o estrógeno – o que é uma outra forma de baixar os níveis de estrógeno.

Para chegar a estes resultados, os pesquisadores estudaram 33 mulheres com idades entre 22 e 48 anos que sofriam de sintomas pré menstruais. As mulheres seguiram, por dois meses, uma dieta vegetariana estrita, sem nenhum produto de origem animal, mesmo leite e iogurte. Após este tempo, as mulheres retornaram a seus hábitos dietéticos anteriores e tomaram um medicamento inócuo, chamado entre os pesquisadores de "placebo".

Durante os dois meses de dieta vegetariana, as mulheres tiveram menos cólicas menstruais, menos retenção de água no organismo, mais redução de peso, mais energia e níveis menores de colesterol no sangue. A dieta vegetariana, contudo, não aliviou a dor de algumas mulheres que, mesmo com a dieta, apresentavam dores menstruais. Após o retorno à dieta habitual, os sintomas também retornaram aos níveis anteriores.

À luz destes resultados, os pesquisadores dizem que a dieta vegetariana pode significar uma nova abordagem, mais natural, sem uso de drogas, para os sintomas pré menstruais, além de oferecer outras vantagens para a saúde, como redução do colesterol.

Fonte: Obstetrics & Ginecology 2000, FEB

Copyright © 2000 eHealth Latin America
 
Por SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário