Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Porque o paladar é sensível ao açúcar?

Cientistas do Centro Monell, nos Estados Unidos, descobriram que as células gustativas têm vários detectores adicionais de açúcar, além do receptor de doce anteriormente conhecido.
 
O Dr. Robert Margolskee, coordenador da pesquisa, explica que detectar a doçura de açúcares nutritivos é uma das tarefas mais importantes das células gustativas. Segundo ele, "muitos de nós comem muito açúcar e para ajudar a limitar o consumo excessivo precisamos entender melhor como uma célula gustativa 'sabe' que algo é doce".
 
 
O receptor T1r2+T1r3 é o principal mecanismo que permite que as células gustativas detectem os compostos doces. Isso inclui os açúcares como a glicose e a sacarose, além dos adoçantes artificiais, como a sacarina e o aspartame. Entretanto, nem todos os aspectos do sabor doce podem ser explicados por estes receptores.
 
Os cientistas já sabiam que os sensores de açúcar no intestino são importantes para a detecção e absorção dos açúcares, e que os sensores metabólicos no pâncreas são fundamentais para a regulação dos níveis sanguíneos de glicose. A partir desses dados, decidiram pesquisar se esses mesmos sensores também poderiam ser encontrados nas células gustativas.
 
O resultado foi positivo, mostrando que vários sensores de açúcar do intestino e do pâncreas também estão presentes exatamente nas mesmas células sensíveis ao sabor doce que têm o receptor T1r2+T1r3. Os cientistas esperam, com esses dados, encontrar uma maneira de controlar o consumo excessivo de açúcar, que leva a vários problemas de saúde.
 
Fonte: Diário da Saúde, 7 de março de 2011
 
Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário