Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Extrato de alcaçuz pode esterilizar e proteger dispositivos e implantes médicos

Material protege biocomponentes funcionais que formam os dispositivos durante o processo de esterilização
 
Cientistas do Institute for Biomedical Research, na Alemanha, descobriram que um material de nanotecnologia contendo extrato de alcaçuz pode ser usado para esterilizar e proteger dispositivos e implantes médicos.
 
A pesquisa mostra que o material protege os biocomponentes funcionais que formam os dispositivos durante o processo de esterilização.
 
As técnicas de esterilização convencionais com base em uma explosão de radiação ou na exposição a gases tóxicos podem danificar os componentes biológicos funcionais dos implantes.
 
Segundo o pesquisador Joachim Koch, os dispositivos médicos e implantes estão cada vez mais utilizando proteínas farmacologicamente ativas, anticorpos e outras biomoléculas. Procedimentos de esterilização compactos, incluindo radiação beta e gama ou exposição ao óxido de etileno tóxico podem danificar essas moléculas sensíveis e tornar o aparelho inútil. No entanto, sem a esterilização o paciente está em risco de infecção quando o dispositivo é usado ou implantado.
 
Já o novo revestimento, que contém um componente encontrado no alcaçuz, protege os componentes sensíveis, segundo os pesquisadores.
 
A equipe agora criou um novo nano revestimento, uma tecnologia que emprega uma composição de nano moléculas estabilizadas. Um ingrediente importante é um composto conhecido como ácido glicirrízico, um produto químico natural encontrado no alcaçuz.
 
Ao contrário de outras abordagens de estabilização utilizadas em formulações de produtos biofarmacêuticos, o nano revestimento não contém açúcares ou proteínas que de outra forma interferem com a atividade biológica do dispositivo.
 
"Esta formulação de nano revestimento pode ser aplicada para a produção de melhores dispositivos médicos biofuncionais, tais como implantes ósseos, stents vasculares, além de facilitar a aplicação de produtos biomédicos", conclui Koch.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário