Mais de 400 cirurgias bariátricas já foram realizadas no estado; MS quer reduzir idade mínima para procedimento
O Programa de Cirurgia Bariátrica do Rio de Janeiro já superou a marca de 400 pacientes operados no Hospital Estadual Carlos Chagas. Implantado em dezembro de 2010, o serviço registrou crescimento entre 2010 e 2011 de mais de 2.400%, atendendo pacientes do SUS, moradores de 30 municípios do estado.
"Esperamos fechar 2012 com mais de 500 cirurgias. Chegamos a mais de 300 pacientes operados sem nenhuma intercorrência", disse Cid Pitombo, coordenador do programa.
Nesta quinta-feira (11), o Ministério da Saúde anunciou a redução da idade mínima para pacientes que necessitam de cirurgia bariátricado procedimento cirúrgico. Pacientes que apresentam obesidade mórbida e dificuldades para sair de casa podem se cadastrar e tem direito a receber atendimento domiciliar com médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
A cirurgia bariátrica, ou cirurgia de redução de estômago como é conhecida no país, vem possibilitado mais qualidade de vida e saúde a um número cada vez maior de pacientes.
Para se candidatar a uma cirurgia bariátrica no programa do estado, o paciente deve procurar um atendimento ambulatorial mais próximo de casa para que um médico faça uma primeira avaliação se a cirurgia é necessária ou não. Se a operação for indicada, o médico solicita uma segunda avaliação para a Central de Regulação de Cirurgia Bariátrica do Estado, que encaminha o pedido de forma online ao Hospital Estadual Carlos Chagas. O paciente é contatado e tem uma consulta de avaliação marcada.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário