Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exercícios físicos aumentam autoestima e socialização em adolescentes

Todos sabem que exercícios físicos são bom para a saúde mental. Mas como isso acontece? Será que fazer atividades físicas melhora a saúde do cérebro e isso leva a uma melhor saúde mental? Ao que parece é uma combinação de fatores psicológicos e fisiológicos.
 
Ao menos essas são as conclusões de uma pesquisa feita pela Universidade de Trimbos, na Holanda, e publicada no periódico Clinical Psychological Science. De acordo com os autores o principal motivo dos exercícios serem tão bons para a saúde mental é que eles ajudam a combater a depressão e a ansiedade.
 
Os pesquisadores holandeses focaram nos fatores psicológicos e apontam que eles ocorrem por dois prováveis motivos. O primeiro seria a hipótese da autoimagem, ou seja, os exercícios fazem com que as pessoas se sintam melhores com si mesmas, e com isso se sentem mais confiantes no trato social com outras pessoas. Maior confiança pode ser também sinônimo de menor ansiedade e mais determinação para combater os pensamentos negativos.
 
A segunda hipótese é que os exercícios físicos envolvem interações sociais, espírito de equipe e pertencimento a um grupo e apoio de outros companheiros dentro e fora do ambiente de competição.
 
Karin Monshouwer e sua equipe de pesquisa chegaram a essas conclusões depois de entrevistar e colher diversos dados de mais de 7 mil estudantes com idades entre 11 e 16 anos em escolas na Holanda. A pesquisa incluiu questionários socioeconômicos, situação da família e detalhes das áreas onde viviam (campo ou cidade).
 
A análise desses dados mostrou que quanto menos exercícios esses adolescentes faziam, pior sua autoimagem e mais eles guardavam seus problemas para si próprios, tendo uma rede de amigos muito menor.
 
Quando seus problemas atingiam níveis críticos, eles também afirmavam que normalmente respondiam com maior agressividade. Quanto maior a carga de exercícios durante a semana, menor esses indicadores que podem levar à depressão e transtornos ansiosos.
 
A associação de benefícios psicológicos aos fisiológicos (também documentados por inúmeras pesquisa na área) é uma combinação perfeita dizem os autores.
 
“Nós acreditamos que todos que estão envolvidos com assuntos de saúde, seja em família, trabalho, instituições e escolas, devem entender que os exercícios físicos são uma ótima forma de prevenir o aparecimento de transtornos mentais. E isso, em especial, é muito positivo para os adolescentes”, finalizam os autores.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário