Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exames: Cintilografia óssea (código da AMB 4.07.06.01-0)

O que é o exame: injeção intravenosa de isótopo radioativo (tecnécio 99m) e detecção da radiação por aparelhos de câmara gama, com formação de imagem. O isótopo se localiza em áreas de remodelação óssea aumentada.
 
Para que serve: detecção de tumores ósseos primários malignos, tumores ósseos benignos, metástases ósseas, fraturas que não foram detectadas pela radiografia convencional, osteonecrose, osteomielite (infecção óssea), transtornos osteometabólicos e estudo de próteses articulares.
 
Instruções para realização do exame: é desejável bom estado de hidratação e que não tenham sido realizados exames prévios com uso de radioisótopos. Mulheres grávidas ou que estão amamentando devem adiar a realização da cintilografia para prevenir a exposição do feto ou recém-nascido à radiação. Há um risco mínimo de infecção ou sangramento no local de injeção do contraste intravenoso. 

 
Riscos: a quantidade de radiação utilizada é muito pequena e, virtualmente, toda a radiação é eliminada em 2 a 3 dias. O paciente pode desenvolver lesões de pele, inchaço ou anafilaxia, embora seja extremamente raro.

Fonte:
- Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini
- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.
- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health.
 
Por Boa saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário