Cada kit de Hidroxicobalamina possui 5g e o medicamento é aplicado de forma intravenosa |
O Ministério da Saúde recebeu neste sábado (2) do governo norte-americano a doação de 140 kits do medicamento Hidroxicobalamina (vitamina B12 injetável). O medicamento, indicado para o tratamento de intoxicação por cianeto – gás tóxico ao sistema respiratório -, será usado em vítimas do incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria (RS), no último domingo (27).
A necessidade da obtenção do medicamento foi uma solicitação dos hospitais de Santa Maria e Porto Alegre, onde estão internados sobreviventes da tragédia, como parte da segunda etapa do plano de ação da Força Nacional do SUS no Rio Grande do Sul.
A oferta de hidroxocobalamina é mais uma medida para assegurar tratamento às vítimas e complementa as medidas clínicas já adotadas. A decisão pelo seu uso será feita pelos profissionais de saúde que acompanham os pacientes internados, com base nos sintomas e no histórico de cada paciente.
“Os 140 kits de Hidroxicobalamina foram solicitados de maneira preventiva para atender os pacientes que necessitarem e já como reserva para caso de necessidade. Qualquer ação ou esforço que for necessário para salvar vidas será feito”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em comunicado.
Cada kit de Hidroxicobalamina possui 5g e o medicamento é aplicado de forma intravenosa. A expectativa é de que a quantidade seja suficiente para anular os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo, mas a definição da dose a ser aplicada no paciente deve ser indicada pelo médico responsável.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário