Palestra do Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal |
Desde 2007, aproximadamente 23 mil gestantes de Salvador e do interior do estado da Bahia foram contempladas no Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, realizado em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, através de ações socioeducativas para gestantes em situação de vulnerabilidade. Na primeira etapa deste ano, 280 gestantes participaram da ação realizada na capital no dia primeiro deste mês, pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).
O programa tem como objetivo contribuir para a redução dos indicadores de morte das gestantes e recém-nascidos, estimulando e incentivando a realização do pré-natal, bem como fortalecer o Pacto Estadual de Redução da Morte Materna e Neonatal, assinado pelo governador Jaques Wagner em 2008.
As 280 gestantes atendidas na primeira etapa passaram pelos critérios definidos no programa. As lideranças comunitárias parceiras realizaram ações educativas, a exemplo de palestras sobre amamentação, métodos contraceptivos e cuidados pós-parto. Todas as gestantes fizeram o pré-natal e receberam enxovais para o bebê e participaram do sorteio de brindes.
"As parcerias feitas com as associações e as bases comunitárias têm dado resultados positivos, contribuindo com as políticas públicas do Estado", afirmou a diretora operacional das Voluntárias, Tânia Lessa.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário