Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Método preserva fertilidade em mulheres jovens após tratamento do câncer

Adição do medicamento imatinib à droga cisplatina impede morte
 precoce de ovócitos desencadeada por quimioterapia e radioterapia
Adição do medicamento imatinib à droga cisplatina impede morte precoce de ovócitos desencadeada por quimioterapia e radioterapia
 
Cientistas da Northwestern Medicine, nos EUA, descobriram um caminho molecular que pode preservar a fertilidade em mulheres jovens que passaram por tratamento de câncer.
 
A pesquisa indica que a adição do medicamento quimioterápico mesilato de imatinib à droga cisplatina impede a morte precoce de ovócitos, ou ovos ovarianos, em mulheres que receberam quimioterapia e radioterapia.
 
Os resultados foram apresentados na 95a Reunião Anual da Sociedade de Endocrinologia, em San Francisco.
 
"Esta investigação avança os esforços para encontrar um tratamento médico para proteger a fertilidade e a saúde hormonal de meninas e mulheres jovens durante o tratamento do câncer", afirma a investigadora principal So-Youn Kim.
 
A adição de mesilato de imatinib à droga cisplatina bloqueia a ação de uma proteína que desencadeia uma cascata de eventos que resultam na morte dos ovos imaturos. Kim descobriu que a proteína que desencadeia a morte final do ovócito é TAp63.
 
Pesquisas anteriores sugeriram que o imatinibe é uma droga que protege a fertilidade contra cisplatina, mas relatos de eficácia da droga têm sido contraditórios, segundo os pesquisadores.
 
Kim e seus colegas confirmaram a eficácia da droga em um modelo animal. Ela está atualmente testando imatinibe com outros agentes de quimioterapia, para ver se a droga também protege a fertilidade em combinação com eles.
 
Para demonstrar que o imatinib protege os oócitos contra a cisplatina, Kim e colegas cultivaram ovários (contendo ovos imaturos) de ratos com cinco dias de idade, com imatinib e cisplatina, durante 96 horas.
 
Os ovários foram depois colocados em uma cápsula no rim dos ratos hospedeiros para manter os ovários vivos. Duas semanas depois, os óvulos imaturos ainda estavam vivos. O imatinib não bloqueou o dano ao DNA induzido pela cisplatina, mas Kim acredita que os ovos podem se recuperar e reparar os danos ao longo do tempo.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário