Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Rio Grande do Sul lança Plano de Contingência para Bactérias Multirresistentes

O plano foi lançado no auditório do Centro Administrativo em Porto Alegre
Foto: Gabriela Milanezi/SES RS
O plano foi lançado no auditório do Centro Administrativo
 em Porto Alegre
Cerca de 80 hospitais do estado vão traçar padrões de coleta, notificação, isolamento, higienização e fiscalização de rotina
 
Os cerca de 80 hospitais do Rio Grande do Sul que possuem Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são alvo para a aplicação do Plano de Contingência para Bactérias Multirresistentes. O programa foi lançado no final da semana passada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária de Porto Alegre e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Objetivo é desencadear uma ação conjunta para interromper a disseminação e propagação dos mecanismos de resistência microbiana nos serviços de saúde do Estado, traçar padrões de coleta, notificação, isolamento, higienização e fiscalização de rotina.

De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Elemar Sand, esta oportunidade de reunir os gestores de hospitais para a troca de experiências e mobilização de todos vai propiciar uma unificação e padronização dos meios de controle a partir das estruturas já existentes.

Para a coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária do Cevs, Sirlei Famer, é importante informar, orientar e sensibilizar os hospitais sobre a necessidade de intensificar a busca ativa por estas bactérias.

Entre os novos agentes identificados recentemente, foram registrados sete casos de bactérias com mecanismos de defesa NDM no Hospital Conceição e um na Santa Casa de Porto Alegre. Existe ainda um caso suspeito de OXA 48, também no Hospital Conceição.

Além destes novos agentes, existem outros, como o KPC e o acinetobacter, que causam infecção hospitalar - porém, estes já estão controlados e identificados pela vigilância sanitária do RS.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário