Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Acre em alerta para surto de sarampo em vários estados brasileiros

Vacina contra o sarampo é injetável e faz parte do calendário básico de vacinação da criança
Foto: Governo de São Paulo
Vacina contra o sarampo é injetável e faz parte do calendário
 básico de vacinação da criança
Eliminado há 10 anos o vírus voltou a aparecer em Bauru seguido de outros 22 casos em cinco estados
 
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu,na última quinta-feira (13) nota técnica que alerta sobre surto de sarampo em alguns Estados brasileiros e em vários países. O Acre não está entre os Estados atingidos pela epidemia, mas é importante que todos os municípios mantenham sua área de abrangência em total vigilância a qualquer caso suspeito dessa doença.

De acordo com a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, a nota técnica visa informar aos viajantes que saem do Estado e aos que retornam de viagem sobre o risco de contrair a doença, fortalecer a vacinação de profissionais de saúde e educação e intensificar e implementar as ações de vacina contra sarampo e rubéola (vacina tríplice viral) na população alvo.

"É importante que as pessoas se imunizem contra as doenças virais, e a melhor forma de fazer isso é tomando as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. As vacinas são gratuitas e já fazem parte do calendário vacinal da criança - basta ir aos centros de saúde com a carteira de vacina em mãos" , informa Izanelda.

O vírus do sarampo foi eliminado há mais de 10 anos, mas ainda circula nos países dos continentes europeu e asiático. No dia 21 de janeiro deste ano, foi confirmado o primeiro caso da doença em Bauru, São Paulo. Até a 21ª Semana Epidemiológica (SE), foram confirmados 23 casos: 5 em São Paulo, 2 em Minas Gerais, 14 em Pernambuco, 1 na Paraíba e 1 em Santa Catarina. Em 2011, o Brasil apresentou surto de sarampo, totalizando 43 casos confirmados. A reintrodução se deu através de vírus oriundo da Europa.

Pelo mundo, observa-se circulação endêmica do vírus do sarampo na África, Ásia e Oceania. Há informação do aumento do número de casos, incluindo mortes, no Congo, Uganda e Paquistão.

A vacina contra o sarampo é injetável e faz parte do calendário básico de vacinação da criança, sendo administrada em duas doses: a primeira depois de 1 ano de idade e a segunda aos 4 anos. Caso o turista não saiba se já tomou as duas doses na infância, é possível receber uma dose única da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

" As pessoas que estão suscetíveis e forem viajar - para os países ou Estados onde estão ocorrendo casos de sarampo - devem tomar a vacina pelo menos duas semanas antes da viagem, para que o organismo consiga formar os anticorpos, mas o ideal é tomar de um a dois meses antes do embarque" , alerta Magalhães.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário