Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um terço das meninas já tentou emagrecer, diz IBGE

Pesquisa sobre saúde escolar divulgada nesta quarta-feira (19) pelo IBGE constatou que cerca de um terço (31,1%) das meninas tentavam emagrecer. Dentre elas, 6,4% das entrevistadas afirmaram ter induzido o próprio vômito ou tomado laxantes para obter seu objetivo.
 
Ainda no que tange o peso, 16,0% delas tentavam engordar. Já entre os meninos, um percentual menor (21%) tinha como objetivo perder peso, num resultado um pouco superior aos 19,6% que desejavam ganhar peso.
 
"É importante notar que 19,1% das alunas do 9º ano do ensino fundamental se achavam gordas ou muito gordas e, no entanto, uma proporção maior (31,1%) relatou que tentava perder peso", ressalta o IBGE.
 
Considerando as escolas da rede pública e privada, observou-se que existe uma diferença de mais de 12 pontos percentuais entre os alunos das escolas particulares que tentaram perder peso (36,4%) e aqueles que frequentavam escola pública e tomavam essa atitude (24,2 %), segundo o IBGE.
 
Os dados mostram ainda que a ingestão de medicamentos, fórmulas ou outro produto com a intenção de ganhar peso ou massa muscular sem acompanhamento médico atingia 6,2% dos estudantes.
 
"Chamou a atenção o fato de que 8,4% dos escolares do sexo masculino declararam ter tomado essa atitude, enquanto que a metade desse percentual (4,2%) dos alunos do sexo feminino declararam tê-lo feito, nos 30 dias que precederam a pesquisa", ressalta o IBGE. O dado sinaliza o uso de anabolizantes por jovens do sexo masculino, ainda na adolescência.
 
Alimentação saudável 
Os dados da pesquisa apontaram que 69,9% dos estudantes consumiram feijão, 43,4% hortaliças, 30,2% frutas frescas e 51,5% tomaram leite. Já 41,3% dos alunos consumiram guloseimas em cinco ou mais dias na semana anterior a pesquisa.
 
Quase totalidade (98%) dos estudantes de escola pública no país respondeu que a escola oferece alimentação. Nas escolas privadas, a oferta foi "significativamente" menor (41,4%), segundo o IBGE.
 
Também foi investigada a existência de cantinas e pontos alternativos de venda dentro das escolas e os tipos alimentos comercializados. Enquanto os salgados de forno estavam disponíveis para 39,2% dos estudantes, as frutas frescas ou salada de frutas estavam disponíveis para apenas 10,8%.
 
O IBGE entrevistou mais de cem mil adolescentes em 2.842 escolas de todo o país.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário