Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Identificado fator genético que aumenta risco de doenças cardíacas em homens

O novo estudo mostra identifica os possíveis genes do
 cromossomo Y que poderiam ser responsáveis por sua
associação com a doença arterial coronariana
Estudo avança busca por mecanismos ligados a um maior risco de doença em homens com um tipo particular do cromossomo Y
 
Cientistas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, descobriram um fator genético que contribui para o aumento do risco de doenças cardíacas em homens.
 
A pesquisa representa um importante passo na busca dos mecanismos subjacentes a um maior risco de doença arterial coronariana em homens que carregam um tipo particular do cromossomo Y (haplogrupo I).
 
A equipe deu continuidade a um estudo anterior que sugeriu que os homens com haplogrupo I do cromossomo Y têm risco 50% maior de desenvolver doença cardíaca.
 
O novo estudo mostra identifica os possíveis genes do cromossomo Y que poderiam ser responsáveis por sua associação com a doença arterial coronariana.
 
A doença arterial coronariana é o nome dado para o estreitamento dos vasos sanguíneos que entregam sangue para o coração, o que significa que uma quantidade insuficiente de oxigênio chega ao órgão. Isto pode conduzir a sintomas de angina, tais como a constrição do peito e ataques cardíacos.
 
A pesquisa atual utilizou uma amostra de cerca de 2 mil homens de quatro populações europeias.
 
O estudo descobriu que os homens com haplogrupo I tem menor número de cópias dos dois genes importantes do cromossomo Y em macrófagos, tipo de glóbulos brancos envolvidos na defesa contra infecções e aterosclerose.
 
Especificamente, os homens com haplogrupo I tiveram diminuição da expressão de dois genes: ubiquitously transcribed tetratricopeptide repeat, Y-linked gene (UTY) e protein kinase, Y-linked, pseudogene (PRKY) em macrófagos.
 
A equipe não encontrou nenhuma associação entre o haplogrupo I e fatores de risco cardiovasculares tradicionais, como hipertensão arterial, tabagismo e obesidade.
 
A equipe acredita que o estudo representa mais um passo para decifrar a genética por trás de aumento do risco de doença arterial coronariana em homens com haplogrupo I. "Queremos agora investigar se e como a regulação dos genes UTY e PRKY em macrófagos pode se traduzir em aumento do risco de doença arterial coronariana", conclui o pesquisador principal Maciej Tomaszewski.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário