Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Nova tecnologia torna cirurgia de câncer de mama mais precisa

Dra. Alice Police usando MarginProbe para analisar um tumor de câncer de mama
Foto: UC Irvine Health
Dra. Alice Police usando MarginProbe para analisar um
tumor de câncer de mama
Sistema reduz pela metade a necessidade de reoperação e elimina células de câncer de mama deixadas durante lumpectomia inicial
 
Cirurgiões da University of California em Irvine, nos EUA, utilizaram, pela primeira vez no país, uma tecnologia que torna a cirurgia de câncer de mama mais precisa.
 
O dispositivo reduz pela metade a necessidade de reoperação e elimina as células de câncer de mama deixadas durante uma lumpectomia inicial.
 
O sistema MarginProbe permite que o cirurgião avalie de imediato se as células cancerosas permanecem à margem do tecido cortado. Atualmente, os pacientes têm que esperar dias para um patologista determinar isso.
 
"Todos os meus pacientes conhecem alguém que teve que voltar para a cirurgia porque o médico não conseguiu retirar todo o tumor. A capacidade de verificar o tecido na sala de cirurgia é um divisor de águas na cirurgia de câncer de mama em estágio inicial", afirma a cirurgiã Alice Police.
 
O objetivo de uma lumpectomia é remover completamente o câncer, preservando tanto tecido mamário normal quanto possível. Se um patologista encontra células cancerosas nas bordas do tecido retirado, os cirurgiões têm de assumir que a lumpectomia não retirou todo o tumor.
 
O novo sistema é composto por uma sonda portátil estéril e um console portátil. Quando a ponta da sonda toca um espécime de lumpectomia, sinais de radiofrequência são transmitidos para o tecido e refletidos de volta para o console, onde são analisados usando um algoritmo especializado para determinar o status do tecido.
 
A Food and Drug Administration (FDA) aprovou MarginProbe em dezembro de 2012, e UC Irvine Medical Center é o primeiro hospital nos EUA a utilizar o sistema. A equipe começou a operar com MarginProbe no início março.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário