Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Exame feito com vinagre reduz mortes por câncer do colo do útero na Índia

A doença é a primeira causa de morte entre mulheres no país
Um método simples e barato que usa acido acético --o conhecido vinagre-- pode ajudar a prevenir o câncer do colo do útero em países em desenvolvimento.
 
Pesquisa feita na Índia com mais de 150 mil mulheres num período de 15 anos mostrou que o exame visual do colo do útero usando a substância reduziu a mortalidade por câncer em 31%. A doença é a primeira causa de morte entre mulheres no país.
 
Segundo os autores, o rastreamento em larga escala do câncer do colo do útero na Índia por meio do exame de Papanicolaou não pode ser feito por falta de recursos, infraestrutura de laboratórios e profissionais capacitados.
 
O estudo, apresentado na principal sessão do encontro anual da Asco (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), em Chicago, é o primeiro a apontar um exame barato e eficaz que reduz a mortalidade pelo câncer e que, ao mesmo tempo, pode ser implementado em larga escala na Índia.
 
O trabalho usou mulheres das comunidades locais com pelo menos dez anos de escolaridade e boas habilidades em comunicação que receberam treinamento por um mês.
 
Na pesquisa, cerca de 150 mil mulheres de 35 a 64 anos foram divididas em dois grupos: em um deles, elas foram submetidas ao exame que utiliza vinagre a cada dois anos.
 
No outro, as participantes não fizeram exame de rastreamento --o que ainda é comum no país.
 
A incidência de câncer do colo do útero foi similar nos dois grupos (cerca de 27 casos em 100 mil mulheres), o que sugere que o rastreamento não causou um excesso de diagnósticos.
 
Como é o teste 
No teste, um cotonete embebido em vinagre é aplicado numa área do colo do útero. Depois de 60 segundos, a região é examinada a olho nu, usando apenas luz.
 
Em contato com o vinagre, tecidos pré-cancerosos se tornam brancos.
 
A rapidez dos resultados é uma vantagem, principalmente em regiões rurais e isoladas.
 
Segundo os autores, liderados por Surendra Srinivas, do Hospital Tata Memorial, em Mumbai, o governo da Índia já se prepara para implementar o rastreamento com esse exame em todo o país.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário