Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pesquisa abre caminho para vacina contra toxoplasmose

O perigo maior está na infecção através de gatos domésticos
Cientistas descobrem proteínas que ativam o sistema imunológico de ratos
 
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está perto de encontrar uma vacina contra a toxoplasmose – doença infecciosa, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, e que pode, por muitas vezes, ser assintomática.
 
Em pesquisa com camundongos, o grupo de cientistas identificou proteínas responsáveis por ativar o sistema imunológico desses animais contra a doença. Essas proteínas são os chamados receptores de imunidade inata, ou seja, a primeira “linha de defesa” do organismo. Ela é responsável por “ativar” o sistema imunológico, inclusive para que as vacinas possam ter efeito.
 
Os pesquisadores acreditam que haja similares dessa “linha de defesa” no corpo humano. Assim, identificar essas proteínas pode ajudar no desenvolvimento da vacina contra a patologia.

A descoberta foi anunciada como parte da tese de doutorado de Warrison Andrade, com orientação do professor Ricardo Gazzinelli, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.
 
Felino
A forma de transmissão mais conhecida da toxoplasmose é através da ingestão de alimentos contaminados, principalmente, carnes cruas e malpassadas.
 
Entretanto, segundo Andrade, o perigo maior está na infecção através de gatos domésticos. “Por causa do maior controle da qualidade da carne, hoje a maior parte da contaminação é pelo gato”, explica.
 
Ele adverte que a melhor forma de evitar que o gato doméstico contraia a doença é permitir que ele se alimente apenas de ração apropriada. “Gato criado e alimentado dentro de casa dificilmente vai ingerir o protozoário”.
 
Fonte O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário