Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de junho de 2013

PA: Saiba o que ajuda e o que atrapalha o seu bem-estar

O caminho para a felicidade passa por diversos fatores
Pesquisa IBE apontou quais fatores influenciam na felicidade do porto-alegrense
 
Qualidade de vida, felicidade, bem-estar. Quem não quer? Mas viver bem significa muito mais que viver de forma saudável, praticar exercícios ou ter uma alimentação balanceada. O caminho para a felicidade também passa pela nossa relação com o meio ambiente e o universo, o convívio com as pessoas que gostamos, a nossa espiritualidade e liberdade.
 
O estudo Índice de Bem-Estar (IBE) Unimed entrevistou 442 moradores de Porto Alegre e descobriu quais são os fatores que influenciam na qualidade de vida dos portoalegrenses. Veja quais são eles:
 
Escolaridade
Pessoas com nível superior de educação apresentam um bem-estar geral bem superior aos demais grupos de escolaridade, e avaliações mais elevadas de sua relação com o trabalho, acesso básico, meio ambiente, cultura e lazer. O subgrupo de pior nível de bem-estar é o daqueles que completaram somente até a 4ª série
 
Renda
Os entrevistados que possuem maior bem-estar são os que dispõem de maior renda familiar (pessoas das classes A e B1). O impacto do aumento de renda é sentido tanto no bem-estar geral quanto na maioria de suas dimensões.
 
Aposentadoria
Aposentados possuem boas avaliações de bem-estar em quase todas as dimensões.
 
Exames periódicos
As pessoas que realizam exames de saúde periodicamente também apresentam níveis maiores de bem-estar geral e em quase todas as dimensões
 
Religião
Pessoas que afirmam possuir alguma religião apresentam maior bem-estar do que as que não possuem. Também possuem níveis maiores em quase todas as dimensões.
 
Atividade física de lazer
Os grupos de pessoas com maior escore em atividades de lazer (exercícios físicos planejados, esportes, corrida, dança, etc.) apresentaram maiores níveis de bem-estar. O impacto desse tipo de atividade é positivo tanto no bem-estar geral quanto em várias de suas dimensões.
 
Afeto
Pessoas com escores mais elevados em afetos positivos apresentam níveis superiores de bem-estar, tanto no índice geral quanto em todas as suas dimensões (exceto governo). O afeto explica 46% da variação do bem-estar na amostra pesquisada.
 
Filhos
Pessoas com filhos apresentam níveis maiores de bem-estar, com destaque para o bem-estar físico, que apresenta índices consideravelmente maiores em todas as faixas etárias.
 
Terceira idade
Os entrevistados de maior idade, principalmente os com mais de 70 anos, apresentaram maior bem-estar geral e uma avaliação mais positiva em dimensões como espiritualidade, relação com o trabalho e meio ambiente
 
Jovens
Jovens de até 20 anos são os que possuem maior satisfação com o seu convívio social, porém têm os menores índices de bem-estar em relação a outras dimensões (especialmente a de hábitos alimentares).
 
Gênero
Mulheres possuem bem-estar do que os homens.
 
Nível de ocupação
Os maiores níveis de bem-estar são encontrados entre as pessoas de nível de ocupação superior (há uma tabela descrevendo quais são as ocupações consideradas de nível superior)
 
Plano de saúde
As pessoas que possuem plano de saúde apresentam níveis maiores de bem-estar geral, assim como níveis maiores em quase todas as dimensões (exceto convívio social, governo, espiritualidade e bem-estar físico).
 
Desemprego
Desempregados possuem níveis de bem-estar bastante inferiores aos dos demais grupos,
 
Crime
Assim como nas edições anteriores da pesquisa, pessoas que foram vítimas de crime nos últimos 12 meses apresentam menores índices de bem-estar
 
Tabagismo
Pessoas que fumam apresentam menor bem-estar (e menores índices em dimensões como avaliação da vida, acesso básico e hábitos alimentares). Pessoas que declararam ter alguém que fuma na família também apresentam menor bem-estar. O impacto no bem-estar geral de ser fumante ou ter um familiar fumante é semelhante.
 
Bebida alcoólica
Pessoas que nunca bebem ou bebem apenas raramente têm maiores níveis de bem-estar que as outras. Estas pessoas também possuem maiores níveis de espiritualidade e relação com o meio-ambiente.
 
Drogas ilícitas
Assim como nas edições anteriores da pesquisa, pessoas que consomem drogas ilícitas possuem níveis de bem-estar significativamente menores que os demais, tanto no bem-estar geral quanto em quase todas as suas dimensões.
 
Doenças
Pessoas com enxaqueca, Doenças Sexualmente Transmissíveis e doenças do pâncreas/fígado apresentam níveis menores de bem-estar.
 
Endividamento
O perfil mais poupador ou mais gastador das pessoas tem impacto sobre o bem-estar. Pessoas com maior tendência de economizar e de evitar dívidas possuem níveis mais elevados de bem-estar. Além disso, apresentam níveis mais elevados na maioria das dimensões.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário