Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Estudo indica 14h de exercício físico semanal a jovens, dobro do que diz OMS

Pesquisa indica que adolescentes devem fazer 14 horas semanais
 de exercício físico para melhorar o bem-estar
Pesquisa de universidade suíça foi feita a partir de questionários respondidos por 1.200 jovens entre 16 e 20 anos; para médicos brasileiros, sete horas são suficientes
 
Uma pesquisa realizada na Suíça sugere que o ideal é que adolescentes se exercitem por 14 horas semanais, o dobro do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais do que isso é prejudicial para o bem-estar dos jovens. 
 
“Num mundo cada vez mais sedentário, nosso estudo mostra que o problema do estilo de vida dos dias de hoje é ainda pior do que pensamos. E esta foi uma das motivações quando decidi fazer este estudo”, afirma Arnaud Merglen da divisão de Pediatria da Universidade de Toronto, no Canadá, e um dos autores do estudo publicado no periódico científico Archives of Disease in Childhood.
 
Merglen afirma que sete horas semanais de atividade física já são benéficas. “Isto já seria um passo significativo para a população mundial, porém a prática de 14 horas semanais parece ser ainda melhor para a saúde mental e física dos adolescentes“, disse. O bem estar físico e mental dos adolescentes foi analisado a partir de critérios de pontuação validados pela Organização Mundial da Saúde, em uma escala de zero a 25.
 
O estudo foi feito a partir da análise de questionários de 1.200 jovens entre 16 e 20 anos. Na pesquisa, a participação esportiva foi categorizada como baixa (0-3.5 horas, 35% dos entrevistados); média (3.6-10,5 horas, 41.5%); elevada (10.6-17.5 horas; 18,5%) e muito alta (mais de 17.5 horas; 5%).

Mas, ao mesmo tempo em que sugere o aumento de horas semais dedicadas à atividade física, o pesquisador pondera os perigos do excesso, que pode provocar problemas como a a tendinite e lesões articulares e nos ligamentos, por exemplo. “O excesso de treino tem não só um impacto bem conhecido sobre o corpo, mas também sobre o cérebro, nas emoções, pensamentos e estado de espírito. Ele reduz o estresse e a ansiedade. O mecanismo de baixa atividade e muita atividade provavelmente não é o mesmo, mas os resultados parecem bastante semelhantes”, completou.
 
Nem tanto
Os médicos brasileiros preferem seguir as indicação da OMS. Para Samir Salim Daher, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), é preciso testar o equilíbrio. “O ideal é fazer dois treinos, descansar um dia para evitar lesões. Sete horas por semana já está ótimo por reduzir as chances de o adolescente ter obesidade”, disse.
 
Ricardo Nahas, médico do esporte do hospital Nove de Julho, em São Paulo, também defende o bom senso. “A princípio 14 horas semanais está acima do consenso. O bom senso deve prevalecer”, disse.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário