Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de junho de 2014

Abscesso

Getty Images
Abscesso formado na pálpebra
O que é Abscesso? 
Um abscesso é um acúmulo de pus em qualquer parte do corpo que, na maioria dos casos, provoca inchaço e inflamação nas adjacências.  

Causas 
Os abscessos ocorrem quando uma região do tecido é infectada e o sistema imunológico do corpo reage contra ela. Os glóbulos brancos se movimentam pelas paredes dos vasos sanguíneos até a área infectada e coletam o tecido danificado. Durante esse processo, o pus é formado. Pus é o acúmulo de fluidos, glóbulos brancos vivos e mortos, tecido morto, bactérias e outras substâncias estranhas. 

Os abscessos podem se formar em quase todas as partes do corpo. Os locais mais comuns são a pele, sob a pele e os dentes. Os abscessos podem ser provocados por bactérias, parasitas e substâncias estranhas. 

Os abscessos cutâneos são fáceis de enxergar. Eles são vermelhos, elevados e dolorosos. Os abscessos em outras regiões do corpo podem não ser percebidos; ainda assim, causam danos significativos ao órgão. 

Alguns tipos específicos de abscessos são:

- Abscessos abdominais
- Abscesso hepático amébico
- Abscesso anorretal
- Abscesso na glândula de Bartholin
- Abscesso cerebral
- Abscesso epidural
- Abscesso peritonsilar
- Abscesso hepático piogênico
- Abscesso cutâneo
- Abscesso na medula espinhal
- Abscesso subcutâneo
- Abscesso dental

Exames
Com frequência, uma amostra do líquido é extraída do abscesso e examinada para verificar que organismo está causando o problema.

Tratamento de Abscesso
Os tratamentos para absesso variam, mas geralmente incluem cirurgia, antibióticos ou ambos. 

Buscando ajuda médica
Ligue para seu médico se tiver qualquer tipo de abscesso,

Prevenção
A prevenção de abscessos depende do local em que eles se desenvolvem. Por exemplo, uma boa higiene pode ajudar a prevenir os abscessos cutâneos. A higiene dental e cuidados de rotina irão prevenir os abscessos dentais. 

Fontes e referências: 
Bolognia J. Infections, hyper- and hypopigmentation, regional dermatology, and distinctive lesions in black skin. In: 

Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2007:chap 467. 

Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário