Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Impulsividade é fator de risco para obesidade, aponta estudo

Um estudo publicado pela American Psychological Association indica que traços de personalidade como instabilidade emocional e meticulosidade estão mais presentes em pessoas com sobrepeso, sugerindo que a impulsividade é fator de risco para obesidade. Entre os participantes do estudo, os apontados como mais impulsivos pesavam quase 10 kg a mais em comparação aos outros.
Os pesquisadores do Instituto Americano de Envelhecimento usaram dados de uma pesquisa longitudinal – realizada com um mesmo grupo durante um longo período – que reuniu quase 2 mil pessoas, para determinar como os traços da personalidade estavam associados ao ganho de peso e índice de massa corporal (IMC).

Todos foram avaliados com base no big five, que são os cinco amplos domínios ou dimensões da personalidade usados ​​para descrever a personalidade humana: instabilidade emocional (neuroticism), extroversão (extraversion), amabilidade (agreeableness), meticulosidade (conscientiousness) e abertura para o novo (openness to experience), bem como nas 30 subcategorias destes traços de personalidade. Os participantes foram pesados e medidos durante os 50 anos de estudo, o que resultou num total de 14.531 avaliações.

De acordo com os resultados, a impulsividade era o maior preditor de sobrepeso. Aqueles que estavam entre os 10% mais impulsivos pesavam cerca de 10 kg a mais do que os demais participantes. “Pessoas com traços de instabilidade emocional e meticulosidade tendem a ceder às tentações e não ter disciplina. Para manter um peso adequado, é necessário ter uma dieta saudável e praticar regularmente atividades físicas, sendo que para isso é necessário compromisso e moderação. E isso pode ser difícil para indivíduos impulsivos”, diz a autora do estudo Angelina Sutin.

Impulsividade, agressividade e risco: traços de quem tem maior propensão a comer mais
Sutin explica que estudos anteriores já apontavam que indivíduos impulsivos são mais propensos à compulsão alimentar e de consumo de álcool. “Esses padrões também podem contribuir para o ganho de peso ao longo do tempo”, diz.

Outros resultados mostram que além dos impulsivos, também ganharam mais peso aqueles que gostam de correr riscos e os que são antagônicos – especialmente os apontados como cínicos, competitivos e agressivos.

“Além dos traços de personalidade, o ganho de peso é complexo e, provavelmente, inclui mecanismos fisiológicos, além dos fatores comportamentais”, diz Angelina. “Esperamos que entendendo mais claramente a relação entre a personalidade e a obesidade seja possível desenvolver tratamentos personalizados. Por exemplo, exercícios físicos feitos em grupo devem ser mais eficazes para os extrovertidos do que para os introvertidos”, finaliza.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário