Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

UTI sob demanda

Governo do Estado de São Paulo cria central para regular procura por UTIs como parte da política de regionalização da saúde
Monitorar a disponibilidade de leitos de UTI em todo o estado de São Paulo e agilizar a transferência de pacientes com quadros graves. Este é o objetivo da nova central online de vagas de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entregue pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo no dia 7 de julho e que já funciona há cerca que um mês. A unidade é a primeira no País a oferecer este tipo de serviço.

A Central de Regulação de Ofertas de Serviço de saúde, conhecida como Cross, funcionará 24 horas todos os dias da semana e contará com 200 funcionários, entre eles, 100 médicos, 50 técnicos auxiliares de regulação, técnicos em informática e atendentes e será responsável por regular todo o fluxo de pacientes da grande São Paulo, litoral e interior do estado. “Este é um serviço totalmente informatizado. Temos na área de urgência e emergência 100 médicos de várias especialidades devidamente treinados. Hoje a maior parte dos atendimentos da central são feitos pela internet.”, afirma o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que participou do lançamento da central.

Há um ano em operação, junto com o serviço de regulação de leitos funciona a central de agendamento de exames. “Estamos agendando 450 mil consultas por mês e 280 mil exames por mês. Alguns dias antes a central manda uma mensagem de texto ao celular do paciente lembrando o dia, hora, local da consulta e solicita uma confirmação de comparecimento. Este é um bom exemplo de informatização, humanização do atendimento e integração do sistema de saúde”.

A nova unidade é resultado de uma parceria entre a secretaria de saúde e a organização social de saúde (OSS), Seconci. “Quando o estado decidiu desenvolver a central de regulação a Seconci foi a entidade que se ofereceu para fazer a gestão da unidade”, coloca o secretário estadual da pasta de saúde Giovanni Cerri.

De acordo com ele, com a instalação do novo sistema, desenvolvido pela própria TI do estado, houve uma queda de 40% da morte de enfermos graves. “Essa agilidade em identificar rapidamente a vaga disponível é fundamental para a vida do paciente”.

Hoje o estado de São Paulo conta com 2,5 mil vagas de UTI adulto pelo SUS, cerca de 800 infantis e 500 neonatais e a taxa de ocupação dos leitos já atinge os 90%. “Como a grande política agora é a regionalização da saúde nós queremos identificar em cada região quais são as demandas para poder suprir essas necessidades. A saúde é dinâmica e nós precisamos identificar as necessidades e suprindo as regiões por meio dessa política”, completa Cerri.

O contato com a nova central pode ser feito via telefone ou pela internet, acessando o portal da Cross, restrito aos hospitais. Após o atendimento as solicitações são classificadas em quatro níveis diferentes de prioridade, sendo o nível 1 o mais grave, com atendimento prioritário em até uma hora e o quarto nível, considerado de baixo risco, com atendimento em até 12 horas.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário