Três encontros entre líderes do setor de saúde, denomidados Colóquios de Saúde, evidenciaram a necessidade de rever o modelo de relacionamento da cadeia
Antigos problemas e nenhuma solução. O setor de saúde se depara com entraves como custos crescentes, baixo acesso, incorporação de novas tecnologias, envelhecimento da população, entre outros.
Diante deste cenário, a IT Mídia realizou três encontros, ao longo deste ano, para debater tais questões. O resultado da iniciativa, batizada de Colóquios de Saúde, foi apresentado nesta quinta-feira (22) pelo professor e filósofo, Mario Sergio Cortella, durante o Saúde Business Forum, na Praia do Forte (BA).
Os Colóquios, mediados pelo Cortella, debateram os seguintes temas: A Relação entre Hospitais e Operadoras; A Relação entre Hospitais, Operadoras e Médicos; e A Relação entre Fornecedores, Médicos, Hospitais e Operadoras.
No decorrer dos diálogos foram evidenciados pontos que resultaram na compilação de uma carta com 12 Diretrizes de Boa Convivência. Os encontros evidenciaram a necessidade de rever o modelo de relacionamento.
“Não queremos impor nada, apenas trazer um olhar sobre os desejos revelados pelos participantes das mesas, e da audiência ativa, criar pontes, para, quem sabe, inspirar mudanças e encontrar caminhos que contribuam com a sustentabilidade do setor”, afirma o presidente da IT Mídia, Adelson de Sousa.
Veja as 12 diretrizes para o melhor relacionamento no setor de Saúde:
•Adotar uma postura de confiança em relação aos integrantes da cadeia
•Reconhecer a relevância e interdependência existente nas relações entre os agentes do mercado, com um interesse legítimo em defender a sustentabilidade da cadeia de saúde
•Fazer do diálogo uma prática constante com a finalidade de encontrar caminhos para a sustentabilidade
•Estabelecer contratos e cumprí-los de maneira consensual e transparente
•Valorizar o profissional médico de forma a inseri-lo nas discussões e ações voltadas à sustentabilidade do setor
•Comprometer-se com a profissionalização do setor, investindo em capacitação e treinamento contínuo e atraindo talentos
•Promover e defender a transparência, com a criação e utilização de indicadores que auxiliem na construção de um sistema de saúde sustentável
•Colaborar com a inovação do modelo de negócio e do modelo de relacionamento, resultado em valorização da saúde e do bem-estar em vez da valorização da doença
•Acompanhar e, quando possível, envolver-se com as discussões dos órgãos reguladores e normativos, de modo a contribuir com o desenvolvimento do setor
•Definir parâmetros éticos e de governança para a relação entre a indústria e médicos
•Adotar tecnologias que agreguem valor à prática assistencial e, ao mesmo tempo, que facilitem o acesso aos cuidados médicos
•Colocar o paciente no foco, envolvendo-se no cuidado com sua saúde e na decisão de utilização de recursos e concedendo informações que o auxiliem na tomada de decisão de compra e de serviços e na adoção dos tratamentos
Fonte SaudeWeb
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