Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Febre aftosa mata ao menos 102 pessoas no Vietnã neste ano

Entre os mortos, 96% eram crianças com menos de cinco anos de idade

Pelo menos 102 pessoas morreram e outras 47.628 foram infectadas no Vietnã pela febre aftosa desde janeiro, indicou a imprensa local nesta quinta-feira (22).

O Ministério da Saúde local afirmou que o número de casos aumentou nos últimos meses e que deverá seguir essa tendência até dezembro, devido ao início do ano letivo, época em que cresce o risco de transmissões nos colégios.

Entre as vítimas fatais, 96% eram crianças com menos de cinco anos de idade.

As autoridades aconselharam professores e pais a aumentarem a higiene e as medidas preventivas, mas asseguraram que a doença está sob controle, embora o índice de mortalidade seja alto.

Em agosto, o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Tan Dung, fez uma chamada aos serviços de saúde para que aumentem os controles e as medidas de prevenção para combater a doença, que afetou principalmente as províncias do sul.

A febre aftosa em humanos, para a qual não existe vacina nem tratamento específico, provoca febre, dores e aftas na boca e bolhas nas mãos e nos pés, embora os pacientes costumem recuperar-se após alguns dias de repouso. No entanto, as crianças vietnamitas foram infectadas por uma cepa mais severa da doença, que pode provocar paralisia, meningite e inclusive a morte. O vírus se propaga de forma fácil, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário