Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Portugal: Tabaco mata 650 mil europeus todos os anos

Mais de 650 mil europeus morrem todos os anos devido ao tabaco. As doenças associadas aos hábitos tabágicos, como por exemplo, as cardiovasculares e a doença pulmonar obstrutiva crónica afectam cerca de 13 milhões de europeus, patologias que custam entre 105 a 130 mil milhões de euros à Europa. E nem os não fumadores escapam: anualmente morrem cerca de 79 mil fumadores passivos. Os fumadores representam um terço da população europeia e o tabaco é a principal causa de morte evitável na União Europeia.

“Os jovens começam a fumar porque são levados a pensar que é fixe, continuam a fumar porque o tabaco causa dependência” explicou o Comissário europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor, John Dalli, sublinhando que compete às autoridades públicas ajudar os cidadãos a quebrar o ciclo associado ao tabaco: dependência, morte e doenças evitáveis.

A nível europeu, e de acordo com dados da Comissão Europeia, a maioria dos fumadores concentra-se a sul da Europa, em particular na Bulgária, Hungria e Grécia. A norte, sobretudo na Suécia e a Finlândia, o número de fumadores é menor. Os fumadores europeus são sobretudo homens, têm menos de 54 anos de idade e pertencem à classe mais baixa e grupos económicos.

Mostrar aos fumadores os benefícios de uma vida sem tabaco é o objectivo da campanha “os ex-fumadores são imparáveis”, uma iniciativa da Comissão Europeia. A campanha é dirigida a fumadores com idades compreendidas entre 25 e 34 anos – que representam quase 28 milhões de pessoas na União Europeia – e apresenta as histórias e as vitórias inspiradoras de antigos fumadores. Estes protagonistas vão mostrar os benefícios físicos, pessoais e financeiros do abandono do tabaco.

Aos fumadores é dada igualmente ajuda prática para abandonarem o vício, através da iniciativa iCoach – uma plataforma digital de acesso livre e disponível em todas as línguas oficiais da UE que apresenta dicas e conselhos práticos aplicáveis às várias etapas de cessação tabágica aos fumadores. Também aqueles que não pretendem deixar de fumar ou os que apresentam um elevado risco de recidiva podem recorrer a esta plataforma interactiva.

“Foi difícil deixar de fumar” confessou o próprio John Dalli, esta quarta-feira em Bruxelas, confessando-se um antigo fumador. “Treinei-me durante alguns meses, aos poucos ía fumando menos cigarros, até abandonar o vício do tabaco por completo”, acrescentou. Para o comissário europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor “enfatizar que deixar de fumar significa uma ter vida melhor tem mais impacto do que simplesmente dizer aos fumadores que o tabaco mata ou provoca doenças”.

Os resultados estão à vista. Mais de 500 mil pessoas já visitaram as páginas nas redes sociais da campanha “os ex-fumadores são imparáveis”, lançada a 16 de Junho de 2011. Em apenas três meses, mais de vinte mil fumadores usam activamente a ferramenta iCoach. A campanha faz-se na televisão – com dois anúncios publicitários – na imprensa e na Internet. Os antigos fumadores, os protagonistas, são ao todo 27 e cada um representa um país membro da União Europeia.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário