Mais de 650 mil europeus morrem todos os anos devido ao tabaco. As doenças associadas aos hábitos tabágicos, como por exemplo, as cardiovasculares e a doença pulmonar obstrutiva crónica afectam cerca de 13 milhões de europeus, patologias que custam entre 105 a 130 mil milhões de euros à Europa. E nem os não fumadores escapam: anualmente morrem cerca de 79 mil fumadores passivos. Os fumadores representam um terço da população europeia e o tabaco é a principal causa de morte evitável na União Europeia.
“Os jovens começam a fumar porque são levados a pensar que é fixe, continuam a fumar porque o tabaco causa dependência” explicou o Comissário europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor, John Dalli, sublinhando que compete às autoridades públicas ajudar os cidadãos a quebrar o ciclo associado ao tabaco: dependência, morte e doenças evitáveis.
A nível europeu, e de acordo com dados da Comissão Europeia, a maioria dos fumadores concentra-se a sul da Europa, em particular na Bulgária, Hungria e Grécia. A norte, sobretudo na Suécia e a Finlândia, o número de fumadores é menor. Os fumadores europeus são sobretudo homens, têm menos de 54 anos de idade e pertencem à classe mais baixa e grupos económicos.
Mostrar aos fumadores os benefícios de uma vida sem tabaco é o objectivo da campanha “os ex-fumadores são imparáveis”, uma iniciativa da Comissão Europeia. A campanha é dirigida a fumadores com idades compreendidas entre 25 e 34 anos – que representam quase 28 milhões de pessoas na União Europeia – e apresenta as histórias e as vitórias inspiradoras de antigos fumadores. Estes protagonistas vão mostrar os benefícios físicos, pessoais e financeiros do abandono do tabaco.
Aos fumadores é dada igualmente ajuda prática para abandonarem o vício, através da iniciativa iCoach – uma plataforma digital de acesso livre e disponível em todas as línguas oficiais da UE que apresenta dicas e conselhos práticos aplicáveis às várias etapas de cessação tabágica aos fumadores. Também aqueles que não pretendem deixar de fumar ou os que apresentam um elevado risco de recidiva podem recorrer a esta plataforma interactiva.
“Foi difícil deixar de fumar” confessou o próprio John Dalli, esta quarta-feira em Bruxelas, confessando-se um antigo fumador. “Treinei-me durante alguns meses, aos poucos ía fumando menos cigarros, até abandonar o vício do tabaco por completo”, acrescentou. Para o comissário europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor “enfatizar que deixar de fumar significa uma ter vida melhor tem mais impacto do que simplesmente dizer aos fumadores que o tabaco mata ou provoca doenças”.
Os resultados estão à vista. Mais de 500 mil pessoas já visitaram as páginas nas redes sociais da campanha “os ex-fumadores são imparáveis”, lançada a 16 de Junho de 2011. Em apenas três meses, mais de vinte mil fumadores usam activamente a ferramenta iCoach. A campanha faz-se na televisão – com dois anúncios publicitários – na imprensa e na Internet. Os antigos fumadores, os protagonistas, são ao todo 27 e cada um representa um país membro da União Europeia.
Fonte Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário