Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Uso prolongado dos aparelhos de ar-condicionado causa vários problemas

Grande parte do Brasil sofre com o clima quente e seco das últimas semanas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas e a baixa umidade devem continuar até, pelo menos, a próxima semana.

Quem mora no Distrito Federal, um dos locais mais atingidos, e tem condições para isto, costuma buscar refúgio contra o calor inclemente em ambientes com ar-condicionado. O calor pode ser minimizado, mas há consequências: uma das principais, mas menos conhecida, é a ocorrência de problemas nos olhos. Entre as maiores queixas de quem tem acesso a esse conforto estão irritações na visão, ardência, vermelhidão, vista embaçada, coceira e sensação de areia nos olhos.

De acordo com o oftalmologista Jonathan Lake, a incidência de reclamações entre quem fica em ambientes fechados e com o ar ligado parece ser maior no fim do inverno — justamente, esta época —, pois a baixa umidade do ar piora os problemas oftalmológicos. “Com certeza, nesse calor de setembro as pessoas recorrem muito ao ar-condicionado, principalmente nos escritórios. O ar, porém, resseca ainda mais o ambiente e as mucosas em geral, e os olhos sofrem com isso”, explica. O oftalmologista Celso Boianovsky concorda: “Quando vamos analisar o ambiente de trabalho da pessoa, que imaginamos ser bem controlado, vemos que as queixas de irritação, vermelhidão e ardência na vista são potencializadas. Afinal, além de o ar-condicionado roubar a umidade do local, na maioria das empresas a manutenção dos aparelhos é deficitária”.

A farmacêutica Ana Paula Petruceli, 34 anos, tem que lidar com a conjuntivite e as crises de rinite alérgica, muito comuns entre quem passa horas em ambientes climatizados. Ela trabalha seis horas por dia em um lugar com ar-condicionado constantemente ligado. “E quanto mais quente está o clima, mais gelado a gente coloca o aparelho”, admite. Como o aparelho retira as partículas de água presentes no ar, no decorrer da tarde a farmacêutica sente os olhos pregando e ardendo. “Eles também lacrimejam e ficam irritados. Aí, dá vontade de coçar, mas evito isso, porque sei que só piora a situação”, destaca.

Andréa foi diagnosticada com uma alergia ocular: cerca de 10 horas por dia em ambiente com ar-condicionado (Paulo de Araújo/CB/D.A Press)
Andréa foi diagnosticada com uma alergia ocular: cerca de
10 horas por dia em ambiente com ar-condicionado
Ela assume que, antes de se graduar em farmácia, costumava se automedicar, usando colírios comuns e soro fisiológico nos olhos, mas nenhuma das medidas resolveu seu problema. “Por isso, fui a um oftalmologista. Ele recomendou um colírio antialérgico e um para lubrificar os olhos, chamado de lágrima artificial.” A farmacêutica garante que os dois remédios, embora não tenham acabado definitivamente com a irritação na vista, melhoraram bastante a situação.

Síndrome
A autônoma Leônia Vieira, 39 anos, passa pelo menos oito horas por dia em um ambiente com equipamento de refrigeração. Após alguns anos nessa rotina, percebeu que seus olhos coçavam e ardiam intensamente, “mais do que o normal”. “Então, no ano passado, fui a um oftalmologista, porque estava sentindo muita dor, sensação de que os olhos ficavam espetando. Eu achei que tinha algum problema sério na córnea”, conta. Leônia descobriu que estava com a síndrome do olho seco, problema que, segundo Boianovsky, talvez não tivesse se manifestado se ela não morasse em uma cidade tão seca e não usasse o ar-condicionado tão frequentemente.

A síndrome é uma doença caracterizada pela diminuição da produção de lágrimas ou por deficiências em alguns de seus componentes, como enzimas e proteínas. Esse problema deixa os olhos mais sensíveis a vírus, bactérias, fungos e outros micro-organismos. O problema pode ser sazonal ou se tornar crônico.

Há cerca de um mês, Andréa Rocha, 26 anos, servidora pública, achou que estava com conjuntivite. “Meus amigos do trabalho estavam com medo, pois também acreditavam que eu tinha conjuntivite. Meus olhos ficavam muito vermelhos e sensíveis durante o dia, sintomas que se intensificavam à noite”, lembra, destacando saber que aparelhos de ar-condicionado ajudam a disseminar a doença. Quando foi ao médico, porém, o diagnóstico foi alergia ocular.

Ela passa cerca de 10 horas por dia em lugares com ar-condicionado, o que parece ter sido determinante para seu problema. “Ainda fico com os cantos dos olhos vermelhos, apesar do tratamento com colírios lubrificantes e antialérgicos. Como os aparelhos geralmente não recebem muita manutenção, há acúmulo de ácaros, e isso prejudica a saúde. Não tem muito como fugir”, resigna-se Andréa.

O alergista Willan Guerreiro destaca que é comum os indivíduos que ficam muito tempo em lugares com refrigeração terem irritações nas vistas e conjuntivite alérgica, associada a problemas nas vias respiratórias, como rinite alérgica e asma. Um equipamento de ar-condicionado com manutenção deficitária é veículo para a transmissão de poeira, ácaros, vírus e bactérias, agentes que causam principalmente coceira nos olhos e ardência. Ele explica, ainda, que vários fatores, como a presença de carpetes em escritórios, intensificam o problema.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) usa a expressão “síndrome do edifício doente” para descrever as situações em que os ocupantes de prédios apresentam problemas de saúde ligados à climatização artificial. Entre as medidas necessárias para evitar a síndrome estão fazer a vistoria do aparelho, tanto em prédios quanto nos carros, a cada seis meses, e trocar os filtros, quando necessário.

Colírios
O oftalmologista Celso Boianovsky adverte que pingar soro fisiológico nos olhos para aliviar os sintomas de alergias oculares é condenável. “O soro nada mais é do que uma água semiesterelizada e com sal, que em nada se parece com a lágrima”, detalha. Usar colírios comuns, encontrados facilmente nas farmácias, tampouco é um procedimento adequado.

Boianovsky alerta que esses colírios são vasoconstritores, com substâncias que diminuem as artérias e os vasos oculares. “Com eles, o paciente apenas reduz a vermelhidão, mas não trata a causa do problema. Além disso, o organismo da pessoa pode ficar dependente desse colírio.” O oftalmologista Jonathan Lake determina que cada paciente é diferente, o que requer um tratamento personalizado. “Por isso, não adianta pegar emprestado o medicamento usado por um parente ou amigo: o que funciona para um tipo de paciente não funciona para o outro.”


Limpeza obrigatória
O deputado federal Washington Reis (PMDB-RJ) propôs um projeto de lei, em análise pela Câmara dos Deputados, que torna obrigatória a realização anual de limpeza geral nos aparelhos de ar-condicionado e nos dutos dos sistemas de ar refrigerado central em todos os prédios públicos e comerciais. O PL 969/11 determina que a responsabilidade pela fiscalização dessa norma será da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa

Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário