Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Processo: Maternidade implanta serviço de acolhimento por classificação de risco

Metodologia classifica a ordem de atendimentos por meio de cinco cores: vermelho, laranja, amarela, verde ou azul. As cores indicam o estado de saúde do paciente e, com isso, a ordem de atendimento

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) implantou serviço de Acolhimento por Classificação de Risco. Na recepção da unidade foi instalado um banner para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) entenderem como funciona o serviço.

De acordo com a diretora do HMINSN, Ana Carolina Brito, o banner foi instalado na sala de acolhimento. No local, o paciente tem o primeiro contato com o enfermeiro. Com isso, os clientes entenderão quais os critérios utilizados para a ordem de chamada.

A metodologia classifica a ordem de atendimentos por meio de cinco cores: vermelho, laranja, amarela, verde ou azul. As cores indicam o estado de saúde do paciente e, com isso, a ordem de atendimento. De acordo com a queixa apresentada pelas pacientes, durante a triagem, o enfermeiro plantonista pintará na ficha de atendimento com a cor correspondente a um dos graus de risco.

A ideia é garantir que os casos mais sérios tenham prioridade, pois nem todo mundo que procura atendimento na rede hospitalar é caso de emergência. Assim, cada cor tem um significado dentro da unidade de saúde. O vermelho significa atendimento imediato e é utilizado em casos de emergência, ou seja, quando o paciente corre risco de morte.

A cor laranja é para casos de muita urgência, quando a pessoa precisa de atendimento rápido, mas não corre risco de morte. Já, a cor amarela é para ocorrências de urgências.

Os casos de menor urgência são classificados com a cor verde. As pacientes identificadas pela cor azul são de atendimentos que deveriam acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por isso, classificados como não urgentes.

O Ministério da Saúde (MS) implantou o serviço de acolhimento por classificação de risco em 2006. A metodologia foi reforçada no programa Rede Cegonha, por meio da portaria federal publicada em junho deste ano, que determina a instalação do Sistema de Acolhimento nas maternidades do país.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário