Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Gorduras de refeições podem afetar artérias de maneira positiva ou negativa

Médico comenta estudo de pesquisadores australianos. Dados reforçam necessidade de alimentação balanceada.

Segundo pesquisadores australianos, apenas três horas após a ingestão de uma porção de gorduras saturadas, o endotélio, ou seja, a camada interna dos vasos sanguíneos diminui sua capacidade se expandir e aumentar o fluxo de sangue se necessário.

Além disso, os triglicerídeos e os marcadores de inflamação se elevam rapidamente após a ingestão das gorduras e seis horas depois a capacidade do bom colesterol, o HDL, de proteger as artérias está comprometida também.

As gorduras saturadas estão presentes na carne vermelha e nos laticínios, além de certos óleos vegetais como o óleo de coco.

Por outro lado, se a refeição for rica em óleos poli-insaturados como os óleos de girassol, milho e canola, os efeitos são exatamente opostos.

Seis horas após a ingestão das gorduras poli-insaturadas, o colesterol HDL se mostra mais eficiente em proteger as artérias e os marcadores de atividade inflamatória no sangue estão diminuídos.

A pesquisa foi realizada através da administração de uma refeição que era equivalente a um cheeseburguer duplo e uma porção grande de batatas fritas acompanhadas de um milkshake.

Apesar de o estudo ter sido realizado com um grupo pequeno de participantes, os dados apontam para a necessidade de que as nossas refeições sejam balanceadas e que, ao cometer um abuso, tenhamos a consciência de que as artérias sofrem mesmo com esse abuso.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário