Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Portugal: Diabetes vitima 23 mil

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

A Câmara Municipal do Funchal associou-se à data que assinala o Dia Mundial da Diabetes (14 de Novembro) e vai manter, até o próximo Domingo,dia 20 ) a Praça do Município toda iluminada de azul, a cor que marca o evento e que corresponde à doença crónica que afecta na Madeira entre 22 a 23 mil pessoas.

A edilidade realizou ontem uma conferência de imprensa onde o vice-presidente, Bruno Pereira, disse que o Funchal faz questão de se associar, já desde 2008,a esta iniciativa da Federação Internacional da Diabetes.

O médico Silvestre Abreu, em representação da organização, aproveitou a ocasião para recordar que os números mais recentes apontam para 336 milhões de pessoas com diabetes em todo o Mundo. Para 2030, são previstos 552 milhões.

Tal como o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, já disse numa iniciativa que decorreu no Funchal neste fim-de-semana, na Madeira, cerca de 10.9 % da população é diabética (no escalão etário entre os 20 e os 79 anos de idade).

O lema da Federação para este ano é o “ede educar para prevenir”. Só uma pessoa que é «educada é que irá prevenir a sua doença», sublinhou o médico.

Assim, aquele responsável lembrou que a diabetes depende muito dos hábitos alimentares e da prática da actividade física.

Silvestre Abreu elogiou o facto de a Câmara Municipal do Funchal, lpropiciar vários espaços aos seus munícipes para prática da actividade física.

«Por vezes, há cidades que não têm a atenção de planear condições para que as pessoas possam andar a pé e em segurança. E quanto a isso o município do Funchal e outros da Região têm tido uma atitude muito importante», referiu ainda o médico.

Mais cinco Câmaras da Madeira se associaram a esta iniciativa, nomeadamente Câmara de Lobos, São Vicente, Santana, Santa Cruz e Machico (esta última Autarquia pela primeira vez).

Doença surge cada vez mais cedo
Alimentação adequada, exercício físico regular e medicação, são três pilares de extrema importância para prevenir ou controlar a diabetes e evitar complicações futuras.

Foi esta a mensagem que a enfermeira Nizeta Maria Figueira levou ontem à tarde a cerca de meia centena de pessoas que se deslocaram à Biblioteca Municipal da Ribeira Brava que promoveu uma conferência, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes.

Nizeta Figueira deixou o alerta para a problemática do número crescente de diabéticos e para a necessidade de formação, tanto por parte dos pacientes como dos familiares, por maior controlo da doença.

A família é uma mais-valia para o diabético que precisa do seu apoio, daí que também deva receber formação, nomeadamente em questões como a alimentação e a vigilância.

É que todas as aprendizagens sobre as questões da diabetes, proporcionam o conhecimento que vai permitir mais vigilância e uma melhor actuação nos momentos de crise, defendeu aquela profissional da saúde.

A diabetes é um problema de saúde que diz cada vez mais respeito a todas as pessoas, uma vez que já não é só uma doença de idosos e obesos; transformou-se numa epidemia e há cada vez mais o registo de pessoas jovens com diabetes, do tipo A, principalmente, com idade inferior a 30 anos e do Tipo dois, em pessoas com mais de 40 anos, mas que tem surgido cada vez mais cedo.

Adesão forte aos rastreios da diabetes
A adesão foi significativa. Maior que em anos anteriores. Isto mesmo foi confirmado por algumas das farmácias que ontem contactámos a propósito do primeiro dia de rastreios gratuitos para portadores de diabetes. Na farmácia Nacional, por exemplo, até meio da tarde, já duas dezenas de pessoas tinham feito o teste da glicemia.

A nutricionista Nancy Castro disse ao JM que a maioria daqueles que procuraram o serviço prestado era do sexo feminino mas ainda assim muitos homens quiseram também saber do seu estado de saúde. A iniciativa que decorreu ontem nas farmácias Nacional, Almeida, Santo Amaro, Solanja e Parafarmácia Farmamine, prossegue até o próximo dia 18 de Novembro.

Hoje, quem quiser fazer o rastreio gratuiro poderá deslocar-se às farmácias Funchal, São Ficente e Parafarmácia Local Pharma.

O rastreio que está a decorrer insere-se na dada que assinala o Dia Mundial da Diabetes. A Sidefarma, S.A. oferece rastreios com uma nutricionista especializada. Estes rastreios consistem em medições de glicemia e consultas de nutrição para corrigir e alertar alimentações menos equilibradas.

A alimentação nem sempre é feita da forma mais correcta. Os diabéticos devem ter uma dieta semelhante à restante população mas segundo estudos recentes, o tipo de alimentação actual nem sempre preenche as necessidades do organismo, situação agravada na diabetes.

Fonte Jornal da Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário