Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Como daixar mais magra a maionese, a manteiga e o sal

Faça sua própria maionese, além de mais saudável,
ela não contém conservantes e outros químicos
Troque ingredientes gordos, pouco saudáveis e industrializados por receitas leves e caseiras

Quem busca uma alimentação mais saudável, está sempre à procura de receitas leves para incluir no dia a dia. Substituir ingredientes pode ser uma boa saída para quem não quer abrir mão do sabor e nem da dieta.

“Trocar a maionese convencional pela de tofu, por exemplo, traz benefícios à saúde, já que com a segunda versão você estará inserindo fontes de proteína sem gordura na alimentação”, explica a nutricionista Carol Morais, de Goiânia. Além disso, a opção é menos calórica. |

"Além da calorias, há um menor consumo de gorduras que são prejudiciais à saúde, levando a dislipidemias e doenças cardiovasculares", completa a nutricionista Juliana Pansardi, da Nutrição e Esportes Consultoria.

Com a manteiga, a lógica é a mesma. “Trocando o ingrediente feito com leite de vaca por um feito com azeite, você inclui os benefícios desse óleo e das ervas”, diz Morais.

O azeite é uma rica fonte de ômega 3 e 9, ácidos graxos que aumentam a sensação de saciedade no organismo. O nutricionista Dennys Esper Cintra identificou o efeito do ômega-3 e ômega-9 no cérebro de animais e constatou que eles impedem uma inflamação típica de pessoas acima do peso.

Temperos como alecrim, tomilho e manjericão dão sabor extra e completam a receita saudável. O alecrim e o manjericão têm ação antioxidante e inibem o crescimento de bactérias, o tomilho tem ação diurética e digestiva, segundo explica o especialista em nutrição David Grotto, no livro “101 alimentos que podem salvar sua vida” (Ed. Larousse).

Vilão moderno, um dos grandes responsáveis pelo aparecimento de doenças como hipertensão, infarto e AVC, o sal também pode ser mais leve sem deixar de dar sabor aos alimentos.

"Receitas mais leves não exigem tanto da digestão e proporcionam maior bem estar", afirma Pansardi. Veja como trocar a manteiga, maionese convencional e o sal por uma receita light e saudável.

Manteiga de azeite
Ingredientes:
- Azeite (dê preferência aos com acidez de 0,3%)
- Ervas frescas de sua preferência como tomilho, manjericão e alecrim

Modo de fazer:
Lave as folhas do manjericão e seque-as bem. Coloque azeite em um recipiente pequeno, até um pouco acima da metade. Em seguida, coloque as ervas que quiser utilizar, um punhado pequeno de cada uma. Coloque na geladeira até solidificar. Pronto!

Maionese de tofu
Ingredientes:
1 xícara de tofu de consistência macia
1 limão siciliano (apenas o suco)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Junte tudo e beta no liquidificador. Pode utilizar para substituir a maionese normal e guardar pronto na geladeira, de preferência em um recipiente fechado. Quem quiser, também pode incluir ervas como o manjericão, o orégano ou o alecrim na receita.

Maionese de queijo cottage
Ingredientes:
1 pote de queijo cottage
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de molho inglês
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sobremesa de limão
1 ovo inteiro e cozido
1 clara cozida

Modo de fazer:
Bata o queijo cottage no liquidificador até formar um creme. Em seguida, acrescente mostarda, molho inglês, limão, sal, pimenta e bata mais. Por fim acrescente o ovo cozido e a clara, deixe formar um creme liso novamente, leve a geladeira. Deixe por 1 hora para dar ponto. (Receita da nutricionista Juliana Pansardi)

Sal de ervas
Ingredientes:
10g de alecrim*
25g de manjericão*
15g de orégano*
10g de salsinha*
100g de sal marinho

*Quantidades relativas ao peso das embalagens da erva seca disponíveis no mercado.

Modo de fazer:
Bata os ingredientes no liquidificador. Guarde em um pote de vidro bem fechado. Use no lugar do sal comum.

(Receita da nutricionista Elaine de Pádua, da DNA Nutri)

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário