Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tratamento do câncer pode afetar também a saúde bucal

Se você está passando por um tratamento contra o câncer, é possível que não esteja pensando na saúde bucal, mas é preciso saber que os tratamentos contra o câncer podem afetar todas as partes do corpo, inclusive a boca.

Uma boca não saudável pode aumentar o risco de desenvolver os efeitos colaterais da terapia contra o câncer e pode até mesmo interferir no tratamento.

Se você, atualmente, está sendo tratado contra o câncer, é importante informar ao seu dentista quais tipos de tratamento você está realizando, uma vez que eles podem enfraquecer o sistema imunológico e deixá-lo mais propenso a desenvolver infecções. Se possível, consulte seu dentista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, para que ele possa realizar um exame dental e os tratamentos necessários para doença gengival, cárie dentária (veja o link "tooth decay" em http://www.colgate.com/app/CP/US/EN/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-Health-Basics/Common-Concerns/Cavities-Tooth-Decay.cvsp) ou outras infecções na sua boca.

Durante o tratamento do câncer, úlceras doloridas e/ou boca seca (especialmente em pessoas em tratamento para câncer de cabeça ou pescoço) são possíveis efeitos colaterais. Além de causar desconforto, isso pode aumentar o risco de cárie dentária, uma vez que a saliva remove partículas entre os dentes e ajuda a reduzir o risco. Seu dentista pode lhe receitar saliva artificial para ajudar a melhorar seu conforto e proteger seus dentes.

Seu dentista pode, também, fornecer moldeiras especiais que se encaixam na sua boca. As moldeiras são usadas para aplicar um gel de flúor regularmente nos dentes durante o tratamento do câncer, o que ajuda a fortalecê-los e protegê-los.

Alguns passos a serem seguidos para manter uma boca saudável incluem:

  • Escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental fluoretado;
  • Limpar entre os dentes todos os dias com fio dental;
  • Cessar o uso de produtos derivados do tabaco;
  • Enxaguar a boca após vomitar, usando um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna;
  • Umedecer a boca seca bebendo água, chupando uma pedra de gelo, mascando goma de mascar sem açúcar ou chupando balas sem açúcar; evitar enxaguatórios bucais que contenham álcool e perguntar ao dentista sobre saliva artificial;
  • Procurar produtos dentais que exibam o Selo de Aprovação da American Dental Association, que indica que o produto atende às normas de segurança e eficácia – e que ele faz o que a embalagem promete;
  • É importante falar com seu dentista sobre qualquer problema que você tenha com sua boca. Como os dentistas são especializados em cuidar de dentes e gengiva, eles podem ajudar a limitar os problemas bucais que podem surgir durante o tratamento contra o câncer.

Fonte Colgate-Palmolive

Nenhum comentário:

Postar um comentário