Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Índia completa um ano sem registrar casos de poliomielite

A Índia completou na última sexta-feira (13) um ano sem registrar um único caso de poliomielite. Se os dados se confirmarem, o país que antes era o grande foco da doença desaparecerá da lista de nações endêmicas da enfermidade.

O anúncio foi feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo governo indiano. "Estamos exultantes e esperançosos, mas ao mesmo tempo, atentos", expressou em comunicado o ministro da Saúde indiano, Ghulam Nabi Azad.

Ele enfatizou, no entanto, que as autoridades não devem se dar por satisfeitas com os resultados. Ainda serão necessários três anos sem um só caso de poliomielite para que a Índia possa se considerar completamente livre da doença.

O último caso de pólio no país foi registrado em uma menina de dois anos na região de Bengala, em 13 de janeiro de 2011.

Em 2010, foram 43 ocorrências e 741 um ano antes. Antes, os números eram bem mais significativos. Em 1991, haviam
6.028 e, em 1985, 150 mil.

"Já podemos dizer que não é ilusório erradicar a pólio no mundo", disse em Genebra, em entrevista à imprensa, a encarregada das relações externas da Iniciativa Mundial para a Erradicação da Pólio da OMS, Sona Bari.

Fontes da OMS não indicaram, no entanto, quando a eventualidade da erradicação poderia ocorrer, dado que ainda restam outros três países, além da Índia, onde a pólio é endêmica: Paquistão, Afeganistão e Nigéria.

O que foi possível agora --embora deva se confirmar em seis semanas, quando todos os testes biológicos tiverem concluído-- é que já não existe um vírus endêmico na Índia, um passo gigantesco quando se levam em conta as dimensões do país, de 1,2 bilhão de habitantes.

Durante as campanhas de imunização na Índia, as autoridades administram cerca de 2,3 milhões de vacinas sob a supervisão de 155 mil pessoas, que fornecem a vacina oral a cerca de 172 milhões de crianças menores de cinco anos.

Bill Gates, magnata da Microsoft e copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates, trabalha intensamente pela erradicação da pólio no mundo. "Este é um marco maiúsculo na luta global contra a pólio", declarou um comunicado.

Segundo a GPEI (Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio), o próximo objetivo será livrar o sul da Ásia da pólio até 2014.

Como indica a GPEI, 2011 registrou alarmantes altas da doença no Afeganistão e no Paquistão-- uma vítima do Paquistão levou a doença à China, onde não se registrava nenhum caso de poliomielite desde 2009.

Na África, a pólio continua ativa na Nigéria (onde é endêmica), Chade e República Democrática do Congo, com surtos nos últimos 12 meses no centro e leste do continente.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário