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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CIOs de saúde devem se tornar “líderes servidores”

Autor e consultor Ken Blanchard aconselha os CIOs de saúde a liderar suas equipes com uma visão clara de respeito pelas ideias dos outros

Ninguém duvida que os CIOs e suas equipes de saúde estão sob grande pressão nos dias de hoje. Mas os CIOs presentes no fórum CIO CHIME em Las Vegas têm algumas dicas em como rejuvenescer suas habilidades de liderança, com esperança, respeito e visão pelos colaboradores de suas organizações.

“Qual é a imagem mental que você fornece a seu povo?” perguntou Ken Blanchard, autor e cofundador da empresa de consultoria de cuidados de saúde The Ken Blanchard Companies a várias centenas de líderes de TI.

“Como líder de uma operação, você precisa ser um portador de esperança”, disse ele. Isso significa não apenas ter uma atitude “pode-faça”, mas saber como gerir a energia de outras pessoas, recolher as suas ideias e ajudar a gerir a mudança, disse ele.

Muito disso se resume a ser um “líder servo”, segundo Blanchard. “Ser um líder servidor é a única maneira de obter grandes resultados e satisfação”, disse ele. Isso significa proporcionar à sua equipe uma visão convincente de onde você está indo – incluindo quem você é, o negócio que você está, onde você está indo e como você deseja chegar lá, além dos objetivos que você tem.

Blanchard ofereceu exemplos de empresas bem-sucedidas que têm liderança servidora, inclusive a varejista Nordstrom, rede de supermercados Wegmans e Southwest Airlines, cada um dos quais tem valores bem definidos que se concentram na satisfação do cliente e lealdade do empregado.

“A Southwest diz ‘estamos no negócio de serviço ao cliente”, disse ele. Para os CIOs de saúde, “você está no negócio de saúde, mas pode acontecer de você fazer voar informações”, disse ele.

Para os CIOs de saúde isso não significa apenas fornecer aos clínicos os dados que são necessários para que eles façam seus trabalhos. É também sobre a comunicação com sua própria equipe sobre a sua visão para a organização e, em seguida, tratar os empregados como jogadores avaliados nessa jornada.

“Você precisa compartilhar essas informações com seu povo e tratá-los como parceiros de negócios com cérebros”, incluindo-os para solicitar ideias em bons e maus momentos, disse Blanchard. Isso poderia incluir solicitar suas sugestões para aumento das receitas, bem como redução de custos. E nestes dias em que os CIOs de saúde têm muitas coisas a fazer em sua lista, mais do que nunca devem encorajar os funcionários os na implementação da mudança.

Quando as organizações passam por mudanças, os líderes devem “usar as pessoas como parceiros de negócios para fazer essas mudanças, não acho que você pode fazer isso sozinho”, disse ele.

Ainda assim, quando os líderes pedir às pessoas em suas organizações a sofrer uma transformação, é importante lembrar que “as pessoas só podem lidar com tantas mudanças uma só vez. Quando você fizer alterações, tente ser criativo na obtenção de recursos, disse ele. Líderes servidores não devem ver as pessoas como “partes móveis” no objetivo para o seu negócio para fazer dinheiro. “Isso não constrói confiança”.

Finalmente, os líderes precisam se guiar pelo exemplo. “Se você quer que as pessoas em sua organização façam algo difícil, você precisa fazê-lo também.”

Fonte: Marianne Kolbasuk McGee | InformationWeek EUA; replicada pela InformationWeek Brasil

Por SaudeWeb

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