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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fleury utiliza educação como diferencial de qualidade

Grupo investe, desde 1993, no desenvolvimento e na competência dos colaboradores, clientes e fornecedores, com base na definição das estratégias de negócio da organização

Para ajudar a manter e aumentar a cultura de qualidade, o laboratório Fleury, de São Paulo, acredita que investir na capacitação dos colaboradores é uma dos grandes diferenciais na sua gestão de pessoas – além de ser uma forma de se manter competitivo no mercado.

Um dos investimentos recentes foi a inauguração das novas instalações da universidade corporativa da empresa, situadas no bairro do Campo Belo, em São Paulo, com recursos e metodologias de última geração e capacidade para atender 300 alunos simultaneamente.

De acordo com a publicação, em 2010, foram oferecidas cerca de 140 mil horas de treinamento, 14,65% mais do que no ano anterior (118.911,36). Isso representa 67,16 horas de treinamento por colaborador, 16% acima de 2009 (57,98 horas por colaborador).

De acordo com o diretor executivo de pessoas, José Marcelo Amatuzzi de Oliveira, no ano passado o laboratório destinou recursos para a realização de treinamentos internos e externos.

Oliveira conta que a empresa investe, desde 1993, no desenvolvimento e na educação dos colaboradores, clientes e fornecedores, com base na definição das estratégias de negócio da organização.

No ano passado, 60% dos colaboradores do Fleury fizeram de um a quatro treinamentos. Mais de 20% fizeram mais de quatro treinamentos no ano. Os cursos de sustentabilidade, contaram com adesão de mais de 20% dos colaboradores.

Oliveira conta que esse crescimento levou a universidade corporativa a implantar um programa de orientadores e multiplicadores para ampliar a capillaridade das atividades educacionais em todas as praças. Ele conta que esse projeto foi desenhado para atender às necessidades dos negócios do grupo e é constituído por dez eixos funcionais, alicerçados em três escolas de aprendizagem: funcional; de negócios; e de desenvolvimento pessoal e organizacional

Segundo a responsável pela universidade, Rita Braghetti, existem cerca de 440 temas de capacitação, em consonância com o planejamento estratégico do Fleury até 2014. De acordo com Rita, no ano passado, foram desenvolvidos 232 temas, como sustentabilidade e branding

E ressalta que o modelo de aprendizado é mensurado por metodologias internacionais. Além disso, as parcerias também são um diferencial da universidade corporativa, explica Rita.

O curso de pós-graduação em centros diagnósticos para enfermeiros, por exemplo, com 556 horas de duração, é realizado em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O programa de desenvolvimento de líderes, que busca complementar a formação dos gestores da organização, conta com apoio da Fundação Dom Cabral e Fundação Getulio Vargas, entre outras instituições de ensino.

Liderança
De fato, o tema educação parece ter conquistado um espaço de destaque na agenda do RH em 2012. Não por acaso, estima-se que as empresas brasileiras devam aumentar o investimento em formação e capacitação em 36,9% em relação ao aplicado em 2011. Ao menos é o que indica a pesquisa O retrato do treinamento no Brasil, realizado pela MOT – Mudanças Organizacionais e Treinamento e pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. O levantamento mostra que esse investimento maior faz parte de uma política de tentar conter o déficit de talentos.

Segundo o consultor, Alfredo Castro, boa parte desse montante deverá ser destinada a programas de capacitação comportamental, como desenvolvimento de lideranças e coaching.

E não apenas esses aspectos deverão merecer atenção. Feedback e inteligência emocional também deverão ter forte presença na pauta de treinamentos para 2012.

Fonte SaudeWeb

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