Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cavalinha

Resumo
Cavalinha: planta medicinal diurética e remineralizante, indicada para tratar os distúrbios nas vias urinárias (cistite) e os problemas articulares, pode ser encontrada em forma de infusão ou cápsulas.

Nomes
Nomes em português: Cavalinha, cavalinha-dos-campos
Nome latim: Equisetum arvense
Nome inglês: horsetail, bottle-brush
Nome francês: prêle, prèle, prêle des champs
Nome alemão: Ackerschachtelhalm, Zinnkraut
Nome italiano: Equiseto comune

Família
Equisetaceae

Constituintes
Ácido silícico, flavonóides

Partes utilizadas
Folhas

Efeitos da cavalinha
Diurético, remineralizante

Indicações da cavalinha
Em caso de distúrbios nas vias urinárias: cistites (em infusão), em caso de dores ou problemas articulares (reumatismo: artrite, artrose,...) devido ao seu forte teor de silício (em cápsula), acne (segundo uma internauta de creapharma.ch - após um tratamento de um período determinado. Nós não temos como confirmar esta informação cientificamente).

Efeitos secundários
Desconhecemos

Contra-indicações
Desconhecemos

Interações
Desconhecemos

Risco de alergia
Atenção, durante os meses de maio a agosto, os pólens dessa planta podem provocar alergias, em particular a febre do feno (rinite alérgica).

Preparações à base de cavalinha
- Infusão de cavalinha (chá de cavalinha)

- Pó de cavalinha

Onde cresce a cavalinha?
A cavalinha pode ser encontrada na Suíça, na França e por toda a Europa, em campos ou em florestas, principalmente em locais úmidos (próximos de água corrente).

Quando colher a cavalinha?
A cavalinha cresce geralmente de maio a junho (e de julho a agosto nas montanhas da Europa).

Observações
A infusão de cavalinha é simples de ser preparada e é eficaz em caso de determinadas infecções urinárias, mas infelizmente ela não é suficiente e pode ser necessário complementar com um tratamento antibiótico, portanto consulte o seu médico ou farmacêutico para saber qual o melhor tratamento para o seu caso. Para os problemas articulares ou reumatismos, é possível utilizar preparações (compradas em farmácias ou preparadas em casa) como o pó de cavalinha que é muito benéfico.

Fonte Criasaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário