Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Luz substitui antibióticos no dentista

Método para acabar com fungos e bactérias foi desenvolvido em São Carlos

Uma terapia à base de luz capaz de substituir remédios tradicionais usados contra fungos e bactérias deve chegar aos consultórios odontológicos ainda neste ano. Desenvolvida pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a técnica usa LEDs (diodos emissores de luz) e tem a vantagem de evitar a resistência aos antibióticos.

Batizado de terapia fotodinâmica (TFD), o procedimento já é aplicado no tratamento de câncer de pele e de leishmaniose, mas sua utilização pelos dentistas é uma novidade. ?Os protocolos de utilização estão prontos. Já definimos os procedimentos e só aguardamos as patentes?, afirma o físico Vanderlei Salvador Bagnato, professor do IFSC-USP e coordenador da pesquisa.

Inflamações da gengiva, periodontites, cáries e candidíase protética são exemplos de doenças que poderão ser curadas com feixes de luz. ?A técnica é simples. Aplicamos uma substância, o fotossensibilizador, na região doente. Depois, iluminamos o local com a intensidade necessária para criarmos uma reação fototóxica. A substância reage com o oxigênio da boca ou do micro-organismo e acaba com o problema?, explica Bagnato. As informações são do Jornal da Tarde.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário