Empresa mantém centenas de animais em fazenda; ativistas protestam ação.Chineses acreditam que bile de urso-negro-asiático curaria doenças.
Exemplares de urso-negro-asiático (Ursus thibetanus) puderam ser vistos nesta quarta-feira (22) aprisionados em uma área pertencente à companhia chinesa Guizhentang, do ramo farmacêutico, que utiliza a bile destes animais para fabricar medicamentos tradicionais. Mamíferos ficam aprisionados em fazenda de Hui’na, em uma província no sudeste da China.
Ursos-negros-asiáticos aprisionados em fazenda da China aguardam por procedimento cirúrgico para retirada da bile, líquido produzido pelo fígado que será transformado em medicamento. (Foto: AFP)
A visita da imprensa promovida pela empresa acontece após declarações de ativistas, feitas na semana passada, de que ocorre crueldade com os animais durante procedimentos para a extração do líquido produzido pelo fígado.
Manifestações de populares na internet contra a Guizhentang também se intensificaram após especulações de que a companhia se lançaria no mercado de ações.
A companhia afirma que mantém em cativeiro 400 exemplares de urso-negro-asiático e que pretende expandir este número para 1.200. (Foto: AFP)
Produção polêmica de medicamentos
A farmacêutica transforma a bile de ursos-negros em pó, aplicado em medicamentos que serviriam para curar doenças relacionadas aos olhos e ao fígado.
A farmacêutica transforma a bile de ursos-negros em pó, aplicado em medicamentos que serviriam para curar doenças relacionadas aos olhos e ao fígado.
Regular e legal na China, o processo exige pequena intervenção cirúrgica no animal, o que causa "sofrimento físico e psicológico em milhares de ursos na China", diz em nota o grupo ativista Animals Asia.
Na última semana, a companhia disse que mantém 400 ursos em cativeiro e pretende expandir o número de animais para 1.200. Em comunicado, a empresa afirma que usa "métodos avançados e civilizados" para extrair a bile dos ursos, sem a necessidade de usar tubos.
Empresa farmacêutica da China afirma que procedimento cirúrgico para retirar a bile é indolor aos ursos. Ativistas protestam contra prática. (Foto: AFP)
Fonte G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário