Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cirurgia com anestesia geral deve ser acompanhada por um anestesiologista

Belo Horizonte — Quando alguém está se preparando para uma cirurgia, é comum que tenha mais receio da anestesia do que da operação em si. É difícil encontrar quem não trema nas bases quando o assunto é ficar desacordado, desconectado do mundo ou com parte dos reflexos bloqueados pela indução de medicamentos. O procedimento, no entanto, é cada vez mais seguro, acompanhando a modernização dos monitores usados durante a anestesia.

Com a monitoração adequada, a consulta pré-anestésica e a presença do médico especialista no assunto aumentam a segurança dos procedimentos de anestesia e sedação (veja quadro).

Por essas razões, a Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais (Samg) tem insistido na importância da presença dos anestesiologistas durante procedimentos de sedação, mesmo os não cirúrgicos. É o caso de exames que precisam da imobilidade do paciente, como a ressonância nuclear magnética, ou que geram desconforto, como a colonoscopia e a endoscopia. Em alguns procedimentos odontológicos, que envolvem sedação, também é indicada a presença do especialista.

Além desse profissional, em muitos casos há a exigência de equipamentos que garantam a ressuscitação do paciente, se houver uma complicação. Quem regulamenta o assunto é o Conselho Federal de Medicina (CFM), que, com base na Resolução nº 1886/2008, determina, entre outras coisas, que um estabelecimento de saúde que realize procedimentos clínicos cirúrgicos de pequeno e médio porte — como uma clínica de cirurgia plástica —, deve ter uma série de equipamentos, como aspirador de secreções, conjunto de emergência equipado com medicação específica, material de reanimação cardiorrespiratória e fonte de oxigênio, entre outros.

Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário