Ação global informa para as pessoas sobre a doença e sua prevenção
O Instituto Pedro Arthur realizará uma mobilização para o Dia Mundial da Meningite, dia 24 de abril, no Cristo Redentor, Rio de Janeiro. O evento tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para se informar e aprender sobre a doença e sua prevenção.
A ação terá a presença de Pedro Arthur, símbolo nacional da luta contra a meningite. As pessoas presentes no recinto irão receber camisetas da campanha e folhetos com informações sobre a doença.
A meningite é uma inflamação na membrana que envolve o cérebro ou a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Compartilhar utensílios, usar o mesmo copo e beijar, são alguns exemplos de transmissão da doença.
Os primeiros sintomas são febre, vômito, rigidez na nuca, dores de cabeça, entre outros sinais. Se não tratada imediatamente, a meningite pode levar à morte em 48 horas.
No Brasil, o caso da doença chega a mais de 3.000, com mais de 600 mortes por ano. A maior incidência ocorre nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O presidente do Instituto Pedro Arthur, Rodrigo Diniz diz:
— O Instituto Pedro Arthur tem o compromisso de erradicar a meningite no Brasil. O Dia Mundial da Meningite é uma oportunidade de conscientizar a população de que a doença pode ser mortal ou causar invalidez permanente em poucas horas. As pessoas precisam conhecer os sinais e sintomas, a importância do tratamento emergencial e o papel preventivo das vacinas.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário