Iniciativas irão beneficiar pesquisas clínicas, avaliação de novas tecnologias e estudos multicêntricos – todos à serviço do SUS. Confira quais são
Em 2012, o Hospital do Coração (HCor) assinou os projetos de filantropia com o Ministério da Saúde que irão vigorar no próximo triênio. Para este ano serão 26 projetos que irão beneficiar pesquisas clínicas, avaliação de novas tecnologias e estudos multicêntricos – todos à serviço do SUS. Entre eles, alguns são novos e outros têm sua vigência renovada.
Uma das iniciativas que teve grande abrangência e alcance nacional é o de telemedicina. Neste ano todas as 400 ambulâncias do SAMU contarão com suporte médico, além dos socorristas, para o atendimento às emergências e envio de eletrocardiograma à central de Telemedina do HCor.
O projeto Qualiti – capacitação de profissionais de UTI´s nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste também continua para os próximos anos. Até o momento foram capacitados profissionais de 18 UTI´s e a meta é atingir 27 até 2014.
Na área de cardiologia pediátrica, as cirurgias de alta complexidade realizadas em crianças e bebês via Central de Regulação Nacional e Secretaria do Estado da Saúde também continua à serviço do SUS no próximo triênio. Os partos são realizados no HCor após detectada a cardiopatia intra-útero por meio do ecocardiograma fetal via Projeto Mãe Paulistana e Regulação Nacional.
Dentro da área de cardiologia pediátrica, o Hospital do Coração vai capacitar neste ano médicos que fazem ultrassom em bebês para atualização e aprimoramento em diagnóstico fetal.
A entidade realizou 3309 cirurgias de alta complexidade em crianças com cardiopatias congênitas, entre 2004 e 2010, além de 415 procedimentos hemodinâmicos feitos no ano passado, sendo que 40% deles foram de neonatologia (recém-nascidos com até um mês de vida).
SOS Emergência – projeto que faz parte do acordo com os hospitais de excelência à serviço do SUS, está entre os novos do ano. Os hospitais de excelência irão monitar 12 hospitais públicos do País, e o HCor será responsável pelo atendimento, gerenciamento de leitos e capacitação de profissionais de um hospital no Rio de Janeiro e outro em Fortaleza
Além disso, novos projetos de avaliação tecnológica para corrigir defeitos congênitos estão sendo testados e aprimorados. Ao invés da abertura da caixa toráxica durante o procedimento cirúrgico, o HCor está realizando procedimentos menos invasivos via hemodinâmica para pacientes idosos por meio de catéter.
No primeiro semestre deste ano será lançado a Dieta Cardioprotetora – Programa Alimentar Cardioprotetor elaborado com alimentos cultivados no País, de baixo custo.
Em 2011 os pesquisadores do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (IEP) finalizaram juntamente com pesquisadores de outros seis países, a fase inicial da polipílula – estudo que tem a missão de reunir, em uma única pílula, quatro medicamentos para prevenir doenças cardiovasculares, a principal causa de mortes no Brasil e no Mundo. Para este triênio, a polipílula deixa de ser um projeto piloto e passa a ser fabricada e comercializada nas farmácias do País.
Ainda direcionado à filantropia, o HCor está criando o Instituto Social Hospital do Coração, que possibilitará atuar na gestão de hospitais públicos de São Paulo.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário