Por não possuir glândulas sebáceas, lábios precisam de produtos hidratantes |
Dermatologista dá dicas para manter os lábios hidratados e saudáveis o ano inteiro
Os lábios têm a pele diferenciada do restante do corpo. Ela é mais sensível por ser mais fina e não possuir glândulas sebáceas, produtoras do sebo natural que age como proteção. Com esse diferencial, ela com facilidade se resseca, racha e fica dolorida.
Esses problemas podem acontecer ou piorar pelas alterações climáticas, pelo excesso de exposição ao sol, ar seco, vento, temperaturas baixas, banho quente, uso de medicamentos (como antibióticos) e falta de hidratação.
Esses problemas podem acontecer ou piorar pelas alterações climáticas, pelo excesso de exposição ao sol, ar seco, vento, temperaturas baixas, banho quente, uso de medicamentos (como antibióticos) e falta de hidratação.
Com alguns cuidados, é fácil manter os lábios bonitos e saudáveis o ano inteiro, afirma o dermatologista Dr. Cristiano Tárzia Kakihara, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
- use hidratante labial com fator de proteção solar no mínimo 30, no mínimo 3 vezes por dia;
- use batons com substâncias hidratantes, como vitamina E, fator de hidratação natural, ácido hialurônico, manteiga de karité e óleo de framboesa, que contenham também fotoprotetores solares;
- batons devem ser idealmente hipoalergênicos, para minimizar os riscos de alergias;
- uma vez por semana, faça uma esfoliação com produto adequado para essa região para eliminar as células mortas e facilitar a absorção do hidratante;
- se os lábios estiverem rachados, intensifique o uso de produtos específicos com substâncias hidratantes;
- caso os lábios estejam descamando, não puxe a pele para não ferir;
- lábios murchos e muito finos podem ser restaurados com preenchimento labial com ácido hialurônico, em consultório;
- descamação e secura excessivas nos lábios, bem como rachaduras e fissuras nos mesmos, que não melhoram com as medidas acima, devem ser devidamente investigadas pelo médico dermatologista, pois podem ser sinais de câncer de pele.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário