Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Amamentação reforça flora intestinal de bebês, diz estudo

Bebês que se alimentam só de leite materno têm
o desenvolvimento instestinal mais saudável do que
os que se alimentam também com papinhas
Aleitamento materno está associado com um intestino infantil saudável. Alimentação com leite materno mantém intestino mais resistente a micróbios.

Bebês que se alimentam de leite materno têm o desenvolvimento intestinal mais saudável do que crianças que se alimentam de outra forma até os três meses de vida. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade Texas A&M, dos Estados Unidos, divulgado nesta segunda-feira (30) na revista “Genome Biology”.

A pesquisa mostra que há diferenças na colonização bacteriana no intestino de bebês, que estão ou não amamentando, que levam a mudanças na expressão dos genes envolvidos no sistema imunológico e na defesa contra doenças.

A diversidade de micróbios que colonizam o intestino pode ser especialmente importante na regulação do desenvolvimento tanto intestinal quanto imune das crianças. Isto porque o intestino humano é revestido por células que processa os nutrientes e fornece a primeira linha de defesa contra microorganismos que podem causar alergias e problemas intestinais.

Neste estudo, os autores fizeram análises comparativas dos intestinos de bebês de três meses que se alimentavam exclusivamente de leite materno ou lactentes alimentados também com papinhas, e relacionaram o hábito com micróbios instalados em seus intestinos.

Os resultados mostraram que os bebês amamentados tinham uma gama mais ampla de micróbios em seus intestinos do que os bebês alimentados com papinha, mas que seus sistemas imunológicos conseguiam lidar melhor com elas.

"Nossas descobertas sugerem que o leite humano promove a interferência benéfica entre o sistema imunológico e a população microbiana no intestino, e mantém a estabilidade intestinal", afirma Robert Chapkin, autor do estudo.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário