Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Hipertensão não tem cura e raramente provoca sintomas

A hipertensão não tem cura, mas é possível evitar complicações
Para evitar complicações, é preciso medir a pressão periodicamente

A hipertensão não tem cura, mas é possível evitar complicações. Para isso, é preciso fazer a medição da pressão periodicamente, já que raramente há sintomas. As manifestações mais comuns atribuídas à hipertensão, entre elas dor de cabeça, cansaço, tonturas e sangramento pelo nariz, podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial, explica o médico Luiz Bortolotto, diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do Incor. O especialista lembra que muitos pacientes deixam de controlar o problema logo depois da melhora inicial nos níveis de pressão arterial.

Em 2011, o programa federal Saúde Não Tem Preço proporcionou tratamento gratuito contra hipertensão para 6,9 milhões de pacientes em todo o País. Ao longo do ano, o número de farmácias credenciadas para retirada dos medicamentos aumentou cerca de 40%, segundo o Ministério da Saúde. Para retirar os medicamentos do programa é preciso levar receita médica, CPF e documento com foto.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário