Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Porto Alegre: Palestra na Santa Casa aborda prevenção a doenças alérgicas

Cianças são as mais afetadas

Durante a primeira semana de maio, médicos da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) realizarão atividades em 21 Estados pela Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas, comemorada em 7 de maio, com o tema "Sem alergia, com qualidade de vida". A iniciativa também apoia o Dia Mundial de Combate à Asma, lembrada em 1º de maio.

As ações têm o objetivo de alertar as pessoas sobre as doenças que afetam atualmente 30% da população, sendo as crianças as mais afetadas, representando 20% desse percentual. As doenças alérgicas predominantes são as alergias respiratórias, com destaque para asma e rinite alérgica, seguidas por alergia alimentar, alergia a medicamentos, alergia a picada de insetos e alergia de pele.

Em Porto Alegre, a palestra "Doenças Alérgicas: tire suas dúvidas com médicos alergistas" será realizada nesta quarta-feira, 2 de maio, no anfiteatro do Hospital da Criança Santo Antônio — Complexo Hospitalar Santa Casa, às 10h30min, com entrada franca.

Doenças respiratórias
As alergias respiratórias são mais comuns nas estações do outono e inverno, devido às baixas temperaturas e à facilidade de proliferação de ácaros. A asma atinge de 10% a 25% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares e 2,5 mil óbitos, conforme dados de 2011 do Sistema Único de Saúde (SUS). O problema gera ainda atendimentos ambulatoriais, principalmente em salas de urgência, além de faltas ao trabalho e à escola. A asma é caracterizada por sintomas como falta de ar, tosse e chiado no peito.

Outro fator predominante é a rinite alérgica, considerada um fator de risco para desenvolvimento das crises asmáticas. Segundo dados do International Study of Asthma and Allergies (Isaac), a rinite alérgica atinge cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros. A doença é caracterizada por sintomas de coceira, entupimento das narinas, coriza nasal e espirros, similares aos da gripe. A queda da temperatura, ambientes mais fechados e a piora da qualidade do ar agravam as crises.

Alergia alimentar
A alergia alimentar é uma reação adversa do organismo a determinados alimentos. A doença atinge 8% das crianças e 2% dos adultos. Os alimentos mais comuns que provocam as reações são: leite de vaca, clara de ovo, trigo, frutos do mar e soja.

Recentes pesquisas internacionais divulgadas mostram a eficácia da dessensibilização alimentar, também conhecida como imunoterapia oral, no tratamento das alergias alimentares. Esse procedimento é realizado com a ingestão do alimento alérgico causador e tem como objetivo tornar o organismo mais tolerante à substância.

— É uma espécie de vacina, mas que o efeito é dessensibilizar o organismo progressivamente até que o indivíduo tolere uma quantidade tão grande ao ponto que ele possa ter uma dieta livre sem reação — explica Ariana Campos Yang, diretora da Asbai.

O procedimento é realizado em alimentos que são mais expostos na alimentação diária do indivíduo, esse tipo de tratamento não cura a alergia definitivamente, mas faz com que organismo seja tolerável evitando reações mais graves.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário