Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Risco de muitas profissões não é comprovado

Um carteiro, pode ficar exposto a risco de câncer por causa do sol
Segundo especialistas, as diretrizes publicadas pelo Instituto Nacional de Câncer para o acompanhamento dos casos de tumor cujo risco é aumentado pelo trabalho trazem avanço por propor a coleta de mais dados sobre a doença.

Mas há diferentes níveis de certeza para o risco oferecido pelas profissões listadas pelo Inca como possíveis causas de exposição a agentes cancerígenos.

"Em alguns casos a ligação é clara, como pessoas expostas a amianto que desenvolvem mesotelioma [câncer no revestimento dos órgãos internos]. Outros casos são mais difíceis de provar, mas há dados muito sugestivos", afirma Jefferson Luiz Gross, oncologista e diretor clínico do Hospital A.C. Camargo.

O oncologista Paulo Hoff, diretor do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), afirma que é preciso cuidado para não causar um temor excessivo nas pessoas.

"Foram agrupadas profissões com níveis de evidência díspares para o risco de exposição. Muitas vezes o risco não vem da profissão em si e sim de como ela é exercida."

Um carteiro, diz ele, pode ficar exposto a risco de câncer por causa do sol. "Mas, se ele usar um chapéu, seu risco será menor. Já um piloto de avião não tem escolha: está mais exposto à radiação porque não conta com a proteção da atmosfera na altitude."

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário