Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Alto consumo de arroz branco aumenta risco de diabetes tipo 2

O arroz branco tem um alto índice glicêmico, o que significa
que ele pode causar picos no nível de açúcar no sangue
Pesquisadores de Harvard revisaram estudos envolvendo 352 mil pessoas

Comer arroz regularmente pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Pesquisadores do departamento de Nutrição, liderados por Emily Hu, revisaram quatro estudos recentes envolvendo mais de 352 mil pessoas da China, Estados Unidos e Austrália com idades entre quatro e 22 anos. Aqueles que comiam mais arroz — de três a quatro porções por dia — tinham 1,5 mais chance de desenvolver diabetes do que aqueles que comiam a menor quantidade de arroz.

Além disso, para cada porção grande do alimento a mais que uma pessoa consumia por dia, o risco de diabetes crescia 10%. A relação era mais forte para pessoas asiáticas, que comem mais arroz por dia do que em países ocidentais.
. Pesquisas anteriores já haviam relacionado alimentos de alto índice glicêmico com o aumento do risco de diabetes tipo 2.

Esse diabetes ocorre quando a produção de insulina, responsável por quebrar as moléculas de açúcar no sangue, é insuficiente, ou quando a insulina produzida não funciona corretamente. Ocorre então um acúmulo de açúcar no corpo.

Para evitar o problema, especialistas recomendam fugir dos carboidratos refinados, como arroz branco, pães comuns e massas, e apostar em grãos integrais.

O estudo foi publicado na publicação científica British Medical Journal em março deste ano e divulgado pela agência de notícias de Harvard.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário